28 março, 2008

Reunião da Câmara 27 de março

Ernesto Maia (PTB)

Inicia falando sobre o caso das transferências irregulares de títulos, vindos do Ibura no Recife. Segundo Ernesto o Deputado Edson Vieira está falando inverdades sobre o governo municipal como a questão do repasse do COMDECA, a questão de uma possível transferência da Coletoria. Defendeu das críticas da Secretaria de Educação e do DETRAN. O vereador afirma que a educação na cidade e nas vilas está melhorando cada vez mais. Justifica o fechamento do turno noturno da escola do Oscarzão afirmando que isso ocorreu por ter apenas três alunos.

Ernesto fala da vinda de uma creche para o Nova Morada e da vinda de seis ônibus para a educação, além da vinda de turmas do SESI para a cidade. Ernesto deixa o questionamento: “Quando boca-preta fez isso?” E completa, “na época de Zilda Moraes, parece que as crianças só iam para escola comer a merenda”. E conclui que a partir de segunda 31 as merendas já estarão chegando às escolas.

Desafia os vereadores de oposição sobre qual obra Edson Vieira e José Mendonça trouxeram para a cidade.

Zezin Buxin (PSDC)

Buxin inicia seu discurso explicando que durante as reuniões sempre escreve os endereços das pessoas que ele leva para os médicos de Campina Grande – PB. Zezin fala que é errado a situação que sempre atribui o que está errado a gestão de Ernando, como o caso do esgoto por trás do Parque Florestal, e lembra que já estão em 7 anos de José Augusto e esse discurso não cola mais.

Ernesto pede a parte e diz que os problemas do saneamento existem porque foram feitos de manilha de cimento, e que já tem um projeto assinado do Governo Estadual para trocar toda rede de esgoto, e diz estar surpreso em ver Zezin defendendo Ernando, uma vez que na eleição de reeleição de Ernando Zezin votos em Fernando Aragão na terceira via.

Zezin diz que votou em Fernando por Ernando não ter feito uma boa administração e que Zé Augusto prometeu coisas que não poderia cumprir. Ele diz que é do grupo que está e que não existe possibilidade de ir para o grupo de situação.

Francisquinho pede a parte, e diz que Zé Augusto não faz saneamento por ser embaixo da terra, o povo não pode ver e não dá votos, e diz que a duplicação é dos recursos do Governo Mendonça.

Zezin ataca os calçamentos mal feitos na cidade, que algum tempo depois de terem sido feitos eles se estragam.

Zilda Moraes (DEM)

Zilda diz que Ernesto fala dos títulos do Ibura, mas esquece de falar nos de Olinda. E começa falando que a administração da Secretaria de Educação está sendo uma dor de cabeça a cidade, pela forma errada que é feita. Ela diz que o atraso das merendas foi um caso de economia.

Zilda diz que o caso de possíveis irregularidades do DETRAN serão investigadas. E o caso do repasse do COMDECA também será feito à apuração, que quando acontecem coisas da situação todos são inocentes e quando é da oposição todos são culpados, e se defende dizendo que foi cassada não por ter pegado dinheiro, e sim por ser a responsável. Zilda diz que não estão ligando para os estudantes da cidade, principalmente os deficientes. Além do descaso com a saúde.

Agnaldo Xavier (PTB)


Agnaldo diz que em visita ao bairro Arcoverde, recebia partabenizações dos moradores pelas obras de calçamento feitas pelo governo Zé Augusto, e que será concluída uma creche em Poço Fundo. Disse que um problema no saneamento da Palestina será resolvido. Fala que a iluminação do campo dos peladeiros será inaugurada, e encerra ressaltando a importância de se votar na eleição do Conselho Tutelar.

Zé Minhoca (PSDB)


Critica o sistema de saneamento da cidade e diz que é culpa do inoperante governo municipal. Zé Minhoca diz que não se pode comparar essa administração com a de Ernando, pois os recursos de agora são bem maiores, o que falta é organização. O vereador pede para que passe um recapeamento emergencial no treco da volta do Serrote até o Moda Center. Ele diz que as pessoas estão tendo uma má impressão da cidade, por falhas como essas.

Francisco Ricardo (PSDC)

Já começa atacando Ernesto Maia e diz que irá ter averiguado todos os títulos transferidos de familiares e da empregada de Toinho que não tem residência em Santa Cruz. Fala sobre os escândalos do lixo e de supostas irregularidades no DETRAN. E afirma que foi preciso um termo de ajuste de conduta para que a prefeitura pagasse de forma correta o repasse do COMDECA.

Ernesto diz que o ajuste foi feito em agosto e que de lá para cá já foi repassado muito mais do que se devia.

Francisquinho diz que Ernesto está equivocado e que ele deve estar desesperado pois o esquema de trabalho da secretaria de educação, que obrigava os diretores para trabalhar para ele, não vai existir mais pois os diretores foram massacrados. Diz que esses novos projetos não existiam no período de Ernando. E diz que os prêmios que José Augusto recebe são do Moda Center, e desafia José Augusto a vir e dizer quais as obras do segundo ano de governo. Ele se defende e diz que não tem obras porque não são governo. E conclui dizendo que irá lutar em defesa de seu requerimento para isentar as pessoas de bairros de baixa renda para não pagarem as contas da Compesa.

Fernando Aragão (PDT)

Fernando diz que a cada reunião, a oposição retoma as reuniões anteriores, retrocedendo o processo. Ataca dizendo que os bocas-pretas já foram situação, tiveram o governo estadual e nada fizeram. E ironiza dizendo que a única obra feita por Mendonçinha e Edson Vieira foi a ridícula estrada do Pará. Ele diz que o requerimento de Zé Minhoca para tapar os buracos do trecho da PE destinado ao prefeito, é errado, pois a PE é de exclusividade do Governo do Estado, e complementa dizendo que está lutando junto ao governo estadual.

Zé Minhoca pede a parte e diz que ano passado todo o grupo de situação disse que iria fazer essas obras do trecho da PE na cidade, e completa dizendo que próximo ano será feito.

Fernando pergunta como isso vai ser feito se a oposição não tem o governo estadual nem federal. Ele diz que Zé Minhoca só atrapalha seu grupo, que qualquer um dos vereadores de oposição podem vir para o lado taboquinha, menos Zé Minhoca. Fernando disse que sempre busca em Recife, recursos para a melhoria da cidade. Fala que conseguiu 400 kits para instalação de água para as pessoas de baixa renda, e diz que não será cobrado nada das casas que a água não está chegando.

Francisquinho pede a parte e diz que estava entrando na justiça com mais de 60 ações contra a Compesa.

Fernando diz que está lutando para que a lei seja cumprida e diz que o Moda Center não é da prefeitura, mas o idealizador intelectual é José Augusto Maia, e isso ningué pode negar.

Nenhum comentário: