19 março, 2008

Mais uma polêmica do regulamento

Para quem pensava que o confuso regulamento do Campeonato Pernambucano de 2008 não renderia mais polêmica, eis que surge uma nova incoerência. Além da ausência de clássicos no primeiro turno e de os clubes se enfrentarem várias vezes, a novidade é que os times que disputam o hexagonal do rebaixamento podem conseguir a classificação à Série C do Campeonato Brasileiro, mesmo tendo ficado fora da disputa do título. Para isso, basta ficarem entre as três melhores equipes do interior na classificação geral da competição.

Os clubes que disputam o hexagonal do título, ao serem comunicados do critério de classificação, reagiram com estranheza e indignação. Já o Porto, no grupo da morte, recebeu a notícia com euforia. Atualmente, teriam direito a vaga à Série C Ypiranga, Serrano e Central, que ocupam a terceira, quarta e quinta posições na classificação geral, respectivamente.

Porém, o Porto, que disputa o hexagonal do rebaixamento, tem quatro pontos atrás da Patativa e do Jumento e tem condição de ultrapassá-los, já que enfrenta adversários teoricamente mais fracos e ainda restam 21 pontos em disputa.

“Não sabia que era dessa maneira. Isso é uma loucura, uma incoerência. Eles deveriam brigar para não cair e não por uma vaga no Brasileiro”, disse o presidente do Ypiranga, Flávio Pontes. O treinador do Serrano, Pedro Manta, manteve o mesmo discurso: “É mais uma lambança desse regulamento”. "Os times fizeram por onde ficar entre o seis melhores do primeiro turno. "É um absurdo a gente disputar a vaga com um adversário que está enfrentando oponentes mais fracos, enquanto nós jogamos contra Náutico e Sport”, afirmou o técnico do Salgueiro, Bagé.

Já o técnico do Porto, Erasmo Forte, recebeu a notícia com surpresa e disse que vai utilizar isso como forma de motivar seus jogadores.

De acordo com o diretor técnico da Federação Pernambucana de Futebol, Joaquim Barreto, o critério não é injusto, pois a competição é por pontos corridos. “É o mesmo campeonato. A gente não pode separar a pontuação”, afirmou.

Quando questionado se um time que disputa o hexagonal do título poderia ser rebaixado, caso termine o Estadual na zona do rebaixamento na classificação geral, o diretor disse que a situação é diferente.

“Está no regulamento que só serão rebaixadas as equipes que disputam o hexagonal do descenso, diferentemente das vagas à Série C, em que todos estão na disputa”, finalizou.

Por Hildo Neto, Esportes JC

Nenhum comentário: