26 março, 2008

Resumo reunião da Câmara 25 de março

Zé Minhoca (PSDB)

Até que em fim a cidade descobriu o prefeito que tem. Ele precisa olhar para as ruas esburacadas da cidade, pois basta uma chega forte e as tuas ficam intransitáveis. Zé Minhoca cobra as inaugurações prometidas por Ernesto Maia.

Francisco Ricardo (PSDC)

Ressalta o descaso do dinheiro público e exemplifica com o caso da nova biblioteca, que ainda não foi inaugurada, mas já se encontra deteriorada.

Ernesto pede a parte e defende que faltam apenas alguns materiais internos para a inauguração, que será feita para o desespero de Francisquinho.

Francisquinho pede explicação pelo fechamento de escolas, e do descaso pela falta de merenda e água potável para os alunos. O que está acontecendo é um descaso com o alunado da cidade. Questiona se a empresa que fez mal feito o bueiro é a mesma que está fazendo os calçamentos da cidade. O vereador fala sobre uma matéria no Jornal Extra sobre a falta de saneamento no Oscarzão, na Palestina, enquanto o prefeito ganha prêmios. Ele encerra perguntando qual a grande obra feita no segundo mandato de José Augusto que justifique esses prêmios de empreendedor, enquanto empreendedor o povo da cidade, ele deveria receber um prêmio contra, pois é a pessoa que mais polui o rio Capibaribe.

Fernando Aragão (PDT)

Começa falando sobre uma reunião que houve a alguns anos na CDL com Ernando Silvestre, onde o prefeito da época pedia apoios para a sua reeleição. Fernando pergunta porque em quatro anos como prefeito, porque não fazer o saneamento do rio Capibaribe. Ernando respondeu dizendo que não começaria uma obra que poderia ser inaugurada por outro político. Fernando ataca Francisquinho que nunca denunciava nada quando estava do lado da situação, e que isso é uma tática para chamara atenção dos bocas-pretas. Fernando Aragão fala sobre as eletrificações que conseguiu com sua luta em viagens semanais a CELPE em Recife.

Zé Minhoca pede a parte e diz que essas eletrificações são frutos de uma luta dele.

Se colocar requerimentos aqui é possível, mas demora muito. E ataca Zé Minhoca dizendo ser uma pessoa que trabalha diferentemente de você que é um “biguzeiro”.

Ernesto Maia (PTB)

Diz que o Secretário de Turismo Silvio Costa Filho em visita a cidade ficou encantado com o Moda Center Santa Cruz, e que por isso irá firmar uma parceria com a prefeitura da cidade. Ernesto diz que o grupo de oposição também é oposição a cidade e que o Deputado Edson Vieira estaria tentando tirar a coletoria estadual da cidade para implantá-la em Toritama, mas o grupo de situação nunca deixará isso acontecer. Ernesto diz que desde que ele e Dimas fizeram uma denúncia numa rádio da cidade, estão sofrendo ameaças de processos.

Dimas perde a parte e diz que processo é só entrar no fórum, Dimas diz que todos os indícios apontam que o Deputado Edson Vieira estaria trazendo pessoas de fora para tirarem seus títulos em Santa Cruz. Dimas diz que podem processar que ele está dizendo isso.

Ernesto diz que depois que foi desmascarado o esquema dos títulos o cenário mudou. E que a acusação feita que Ernesto Maia estaria trazendo pessoas de fora para votar aqui é infundada, uma vez que quando investigaram essas pessoas, foi provado que tem residência e trabalho fixo na cidade. Já o caso da pessoa que se encontra presa, ela já confessou que é do Ibura e que recebeu R$ 20,00 para tirar o título. O vereador diz ter recebido um depoimento de uma pessoas que está no plenário nesse momento dizendo que sua conta de luz foi buscada por um assessor de Edson Vieira e que pediram para ela mentir. Estão tentando fazer uma campanha de mentiras, lembram do escândalo do lixo denunciado por Francisquinho? O 1° julgamento ainda será nessa quarta-feira 26, cabendo recurso. Nota-se um desespero acabou a mamata do Ibura, se tem dinheiro vá ser prefeito no Ibura.

Francisquinho pede a parte e diz que Ernesto está mentindo quando diz que o Deputado Edson Vieira está querendo tirar a coletoria da cidade. E diz que o promotor disse que a pessoa veio tirar títulos a mando de Ernesto e que aliciar também é crime. Francisquinho fala que essa pessoa da conta de luz vota nos taboquinhas e lê a denúncia feita pelo Jornal Vanguarda, onde o diretor do Ciretran estaria utilizando seu cargo para fins eleitoreiros.

Ernesto diz que uma pessoa que tem muito a falar sobre isso é o vereador Zé Minhoca que é expert nesses assuntos. Todas as questões feitas contra o governo José Augusto serão respondidas.

Dimas Dantas (PTB)

Não se pode dizer que José Augusto é um prefeito perfeito, mas não se pode comparar com os outros governos que nada fizeram, se a cidade não tem praças é porque foram feitas doações de terrenos em governos anteriores afim de agradar algumas pessoas e esses terrenos são chios de irregularidades.

Francisquinho pede a parte e diz que continuam sendo omissos pois loteamentos estão sendo liberados cheios de irregularidades.

Dimas diz que já denunciou e denuncia quem quer que seja. E que lugar de ladrão é na cadeia. Incoerência é Edson Vieira dizer que Dimas Dantas mudou de lado, e Edson que perguntou no fórum se poderia se utilizar o dizer 100% Taboquinha, o juiz disse que sim PIS fazia alusão a um partido, quando indagado se Edson utilizaria 100% Boca-Preta ele teria dito Deus me livre. Sobre a questão da troca de partido, ele diz que concorda que o mandato é do DEM e que se pegarem o mandato dele ele não irá recorrer. Se ele sair da câmara não foi por corrupção.

Galego de Mourinha (PTB)

Começa convidando a todos para participarem da 82ª festa da vila do Pará. Galego ressalta a importância do Moda Center e da duplicação. Galego diz que desde que criaram a questão da fidelidade partidária era contra, em minha opinião o voto é do candidato e não do partido, pois voto de partido é o de legenda.

Zilda Moraes (DEM)

Ela começa dizendo que está percebendo essa noite muita falsidade. Diz que estão sendo feitas inaugurações incompletas como o velório e o aterro sanitário e os canteiros rumo ao Moda Center e que existe um descaso com o abastecimento sem tratamento a população de Poço Fundo. Ela denuncia mais uma vez que a merenda ainda não chegou e que não houve ainda uma explicação para o assunto. Zilda fala que a biblioteca foi feita com o dinheiro do rateio dos professores e já está se deteriorando.

Rui Medeiros (PTB)

Rui diz está surpreso em vereadores falarem em falsidade, ele questiona onde está essa falsidade, ele ressalta a importância da continuidade das parcerias. Rui diz que as passagens molhadas destruídas serão todas refeitas. O vereador diz não ter se arrependido em ter se passado para o PTB, mesmo com o risco de perder o mandato.

Nenhum comentário: