04 março, 2008

Professor santacruzense representa o Brasil em painel nos EUA

O professor e jornalista santacruzense Fernando Firmino da Silva, do Departamento de Comunicação Social da UEPB, estará representando o Brasil no "26º Workshop Anual de Editores e Jornalistas da America Latina e Caribe" (26th Annual Journalists and Editors Workshop on Latin America and the Caribbean), que será realizado nos dias 2 e 3 de maio em Miami, no estado da Flórida, Estados Unidos. O professor foi convidado pelo Centro Caribenho e Latino Americano da Universidade Internacional da Flórida (http://lacc.fiu.edu) para falar sobre o uso de novas tecnologias nos conglomerados de mídia do Brasil no painel "New Media: Cellphones and You tube, Bloggers, Internet". Aproximadamente 75 jornalistas, editores e acadêmicos especializados na área participarão do evento, cujo tema principal será "Reportagem na América Latina".

Fernando, que é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia -UFBA e pesquisador do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas em Cibercultura - Ciberpesquisa, trabalha na tese de doutorado o uso de tecnologias móveis digitais na produção jornalística. Na conferência o professor apresentará alguns casos de conglomerados de comunicação como Estadão, Folha de S.Paulo, O Globo e Jornal do Commercio que usam celulares, blogs e internet e outros dispositivos móveis nas suas coberturas e estratégias jornalísticas. Em julho, ele também participará do seminário "Convergência de Mídias no Jornalismo", em Belo Horizonte, à convite do grupo de comunicação Estado de Minas e discutirá sobre mídias móveis.

No próximo ano o professor deverá lançar um livro que trata do tema "Jornalismo e Mobilidade" em que analisa, do ponto de vista técnico, histórico e teórico, o uso de tecnologias portáteis como celulares, gravadores, câmeras digitais como plataformas para a produção jornalística diretamente do local do acontecimento como ocorreu na cobertura do acidente da Tam, no ano passado. O professor considera que as tecnologias digitais vêm alterando, consideravelmente nos últimos anos, a forma de produção e publicação de conteúdo jornalístico com a intensificação das tecnologias da mobilidade e da instantaneidade oferecida pelas conexões sem fio.

fernando f. silva
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Centro internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura
Professor de Jornalismo UEPB

Nenhum comentário: