12 março, 2008

Reunião da Câmara 11 de março

Zezin Buxin (PSDC)

Zezin faz um desabafo sobre um cidadão que está denegrindo a imagem do vereador.
Ernesto pede a parte e pergunta se essa pessoa era da situação ou oposição.
Zezin não responde, diz que não irá dar pistas. O vereador criticou a decisão da Compesa de ter mandado mais de 5 mil pro SPC, ele fez uma alusão a população do Santo Augustinho, lá as contas chegam mas a água não. Zezin diz que está feliz por ter tido o menor índice de rejeição na enquete do blog Jornalismo de Primeira.

Francisco Ricardo (PSDC)

Francisco Ricardo diz também estar preocupado com a questão da Compesa ter colocado 5 mil no SPC, principalmente em locais como o Santo Augustinho, o vereador entrará com um requerimento para que a Compesa isente a população do Santo Augustinho. Francisquinho cobra uma melhor transparência nas contas da Secretaria de Educação.
Dimas pede a parte e diz que estava com a Secretária de Educação e ela diz que precisa saber o número de alunos para se fazer a licitação da merenda de forma correta.
Francisquinho contra-ataca dizendo que isso ocorre por falta de planejamento. O vereador pede para que a taxa de iluminação seja baixada em 50 %.

Agnaldo Xavier (PTB)

Agnaldo pede um voto de aplauso ao AA, e parabeniza a Câmara de Vereadores, o prefeito Zé Augusto (PTB) e principalmente os peladeiros da cidade que lutaram e conseguiram a iluminação do Estádio Municipal. Agnaldo diz que está entrando com um requerimento para se doar um terreno para a construção de um melhor estádio para o Ypiranga.

Ernesto Maia (PTB)

Fala que a oposição está com um esquema para tentar ganhar a eleição sem obras. A oposição quer ganhar só transferindo títulos e convoca a população para serem os fiscais, sempre que pessoas de outras cidades vierem simplesmente transferir títulos por dinheiro, denunciem.
Dimas pede a parte e diz que quem está defendendo essas pessoas é o advogado Manoel Jordão que trabalha para a coligação do Edson Vieira e para a bancada de oposição.
Francisquinho pede a parte e diz que as averiguações mostraram os culpados, eles iram pedir diligências com os funcionários do Sr. Tão Figuerôa que está trazendo pessoas de Olinda e Recife.
Ernesto diz que a casa caiu, que acabaram as esperanças, pois a situação faz política com obras, enquanto a oposição faz com dinheiro, comprando votos.

Fernando Aragão (PDT)

Inicia dizendo da inauguração de pequenas obras na Magana, que essas obras são pequenas para quem faz política com dinheiro, mas para o povo são com obras que se nota o governo que trabalha. Fernando diz que se for no voto a voto o menino vai ter que chorar um bocado, mas dizem que ele tem uma babá, então os dois vão chorar muito. Fernando pede para que a casa peça providências severas para essas transferências de voto. Que 80 % dos votos transferidos de pessoas que moram aqui são para grupo taboquinha, para ganhar a oposição tem que trazer votos de fora. Não entendo como uma pessoa em 4 anos fez campanha de vereador, com 2 anos gastou 7 vezes mais e se elege Deputado Estadual e 2 anos depois quer a prefeitura, Fernando diz que não entende como uma pessoa que está ganhando mais de 30 mil por mês e vai gastar uma fortuna para tentar ser prefeito e receber 10 mil por mês. Dizem que ele já transferiu 500 votos, e que haja uma fiscalização maior sobre esse caso.

Galego de Mourinha (PTB)

Galego começa falando sobre a importância da eleição do Conselho Tutelar, em seguida convida a população para prestigiarem as reformas do Posto de Saúde do Pará. O vereador ataca a forma que os bocas-preta fizeram a estrada do Pará, que já precisa ser refeita. Convoca a instalação de mais orelhões na cidade, pois a demanda está aumentando. Sobre o caso das transferências de votos, ele acusa que as pessoas estão sendo trazidas para votarem no Pará e em Poço Fundo, a prova foi a derrota no Pará.

Zé Minhoca (PSDB)

Zé Minhoca começa dizendo que está com o pessoal da saúde e não abre nem para um trem. Ele diz que o bicho ia pegar e ta pegando. Zé Minhoca cobra as inaugurações de obras que Ernesto disse que o partido faria toda a semana, e que isso está gravado e anotado. Zé Minhoca diz que sempre estará vigilante e que sempre apresentaram soluções para os problemas que essa gestão não conseguiu sanar. Casos como o do lixo, onde as ruas estão cheias de muturo, que quando criança brincava nesses muturos, mas hoje não dá mais.

Dimas Dantas (PTB)

Frisa a reinauguração do posto do Pará, e que existe um compromisso muito grande com a saúde, e a relação do esporte é necessária como ação preventiva. Dimas diz que em seu debate com Afrânio, no programa Agreste Notícias, o professor levou informações erradas e que irá pedir para que esse debate seja realizado novamente.
Ernesto pede a parte e diz que tem um papel que mostra que Santa Cruz tem o menor índice de analfabetismo do estado.
Dimas fala da chegada de quatro ônibus para a Secretaria de Educação, sendo dois grandes e dois pequenos, e que um desses é apropriado para pessoas deficientes e que a cidade também receberá uma creche, tudo isso com dinheiro do Governo Federal. Dimas diz que não adianta ganhar sem merecer, não vale à pena ganhar fora do campo. Dimas jamais se defenderá fazendo outra acusação, fazendo uma alusão à acusação de Francisquinho que irá investigar o caso das pessoas que supostamente Tão Figuerôa estaria trazendo para a cidade. Dimas disse que vai cobrar e que os envolvidos devem ser punidos. Dimas diz que não conseguiria olhar nos olhos dos filhos se chegasse a ser eleito com votos fraudados, e encerra dizendo que o destino da cidade deve ser decidido pelos santa-cruzenses.

Zilda Moraes (DEM)

Zilda diz que tem que haver investigação para saber quem trouxe essas pessoas, para se saber se quem trouxe foi o grupo boca-preta ou o taboquinha. Ela diz que se fizesse um recadastramento dos eleitores e que a investigação seja feita. Ela discorda de Galego de Mourinha sobre o caso de pessoas trazidas para votarem em Poço Fundo e no Pará. Ela pede que se providenciem bancos, pois as pessoas estão se amontoando para deixar currículos para trabalhar no Moda Center, e essa procura não é feita no Moda Center e sim na Câmara. Na opinião da vereadora vai haver mais abandono pela falta de merenda e de água nas escolas. Denuncia que pessoas do São Miguel 2 não estão sendo atendidas em seu posto e precisam se deslocar para a policlínica e muitas vezes não tem dinheiro para se locomover, ela cobra providências.

Nenhum comentário: