29 março, 2008

Aumento no preço do pão começa no dia 1º de abril

A partir da semana que vem, o preço de um dos alimentos mais consumidos vai ficar mais caro para os pernambucanos: o quilo do pão francês vai sofrer o segundo aumento no estado em menos de trinta dias.

O reajuste vigora a partir do dia 1º de abril e será entre 10% e 15%, dependendo da padaria. Contando com o aumento dado no começo do mês, o percentual acumulado pode chegar a 30%. Os panificadores dizem que a principal justificativa é a valorização do trigo no mercado internacional, já que a oferta do produto tem sido menor que o consumo em todo o mundo.

Sessenta por cento do trigo consumido no Brasil vêm da Argentina, só que este ano o país vizinho não vem fazendo as remessas do produto como era esperado e entregas foram adiadas para o mês que vem. Mas a situação é incerta, já que os agricultores argentinos estão em greve: pararam de entregar as colheitas em protesto contra o aumento de impostos.

Para evitar novos aumentos para o consumidor, o Sindicato das Indústrias de Panificação quer que o pãozinho passe a fazer parte da cesta básica do estado de Pernambuco e que o ICMS sobre o trigo que entra no estado seja reduzido.

Para o consumidor, só resta uma alternativa: pesquisar o melhor preço e adequar os novos valores ao orçamento.

Da Redação da TV Asa Branca

Nenhum comentário: