25 abril, 2008

Resumo da reunião da Câmara 24 de abril

Zilda Moraes (DEM)

Zilda começa sua fala cobrando que a Secretária de Educação Socorro Maia que informe a folha de pagamento do FUNDEB 2007, das verbas da merenda de 2007 e dos meses de 2008. Zilda pede que a mesa tome as providências, uma vez que já se passou do prazo para que ela mande essas respostas. A vereadora disse ter visitado as agências bancárias da cidade e percebeu a demora no atendimento aos clientes. A vereadora denuncia que as carnes abatidas no matadouro público, estão chegando em Poço Fundo são de péssima qualidade pela demora.

Francisquinho pede a parte e diz que a vigilância sanitária do município não trabalha, só faz o que o prefeito manda.

Sobre o caso da água de Poço Fundo, a vereadora diz que Toinho pediu a água para Jataúba, já Edson pediu apenas o estudo técnico que mostraria a viabilidade do projeto. Para encerrar, a vereadora cobrou a placa da inauguração do posto de saúde da vila de Poço Fundo, pois quando reinauguraram a obra jogaram a placa fora.

Galego de Mourinha (PTB)

Galego diz que a obrigação dos políticos de Santa Cruz é brigar pela cidade, pelo aumento dos mananciais uma vez que as águas da cidade não são suficientes. Galego disse que ao conversar com o diretor do DER, ele percebia que a estrada do Pará foi uma obra mal feita, mas que providências estão sendo tomadas. O vereador pede a convocação de donos de loteamentos que estão construindo sem organização. O vereador cobra explicações dos Correios que não estão atendendo todas as localidades da cidade.

Dimas Dantas (PTB)

Dimas inicia parabenizando todos os esportistas da cidade, e diz que dentro de 15 dias será inaugurada a iluminação do Estádio Municipal, e complementa dizendo que a quadra do Cruz Alta terá suas melhorias concluídas. Dimas diz que a fábrica de briquetes está trabalhando mais do que nunca. E que na reforma do posto de saúde de Poço Fundo, praticamente construiu um novo posto. Dimas toca no ponto do caso da água e diz entender os deputados estaduais e diz que eles defendem o estado e não apenas uma cidade. Santa Cruz está numa luta para trazer melhorias para a cidade. Dimas diz que se Toinho não avisou a ninguém do requerimento deve explicar o porque, e conclui dizendo temer o fato de que se Edson Vieira for prefeito, contribuir para a retirada da água para Jataúba.

Fernando Aragão (PDT)

Inicia sua fala dizendo que para Santa Cruz valeu a pena ter eleito Eduardo Campos como governador, uma vez que ele está trabalhando muito para o desenvolvimento do estado. O vereador diz que esse é um governo que faz, diferente do anterior que entregou a estrada do Pará mal feita que já está sendo reestruturada. O governo Mendonçinha era só de teoria porque de prática não tinha nada.

Zé Minhoca (PSDB)

Zé Minhoca diz que é um descaso muito grande, não só no município como0 nas vilas também. O vereador pede para que se olhe com mais carinho para o homem do campo. Zé Minhoca pede que providências sejam tomadas na caixa d’água da vila do Pará, que está cheia de rachaduras e qualquer hora pode cair. Zé Minhoca denuncia o depósito de veículos da cidade hoje é um criadouro de baratas e mosquitos da dengue.

Ernesto Maia (PTB)

Ernesto diz que enquanto a situação traz obras, a oposição se preocupa com placas da época de Augustinho que ninguém se lembra quem foi. Ernesto, a respeito da água de Poço Fundo diz que Toinho pedia para a água ir também pra Jataúba, enquanto Edson pediu para que a água vá com exclusividade pra Jataúba, e completa “aí está a diferença”. Ernesto ataca a rádio Vale dizendo que ela não dá espaço para ninguém da situação, perdendo toda sua credibilidade.

Francisco Ricardo (PSDC)

Francisco diz que a água só vai para Jataúba pelo requerimento de 2003 de Toinho, pedindo para mandar a água para lá, diferente de Edson que pediu um estudo técnico. Francisquinho disse que o poder público não presta a atenção da saúde no município, mas que esse ano farão o maior São João de todos os tempos, para assim angariar votos. Não adianta ter PSFs sem médicos, Francisquinho diz que isso não engana mais ninguém. Francisquinho encerra dizendo que Toinho do Pará já escolheu seu vereador doando para ele um carro, Deomedes Brito.

Rui Medeiros (PTB)

Rui falou das parcerias da Câmara com a Prefeitura. O vereador mais uma vez tocou no ponto dos transportes alternativos e disse que os toyotas seriam as melhores opções de transporte coletivo para a cidade. Rui ataca Zilda dizendo que ela só critica e nada faz, logo ela que foi cassada. E encerra em tom de ironia não entender como ela não foi chamada para ser a vice de Edson Vieira.

Zezin Buxin (PSDC)

Ele diz que é fácil os vereadores da situação dizerem que ningém da oposição faz nada. Ele diz que existem muitos requerimentos que não são atendidos.

Agnaldo Xavier (PTB)

Agnaldo fala de seu projeto de lei que regulamenta o dia do pequeno e médio empresário. O vereador ressaltou o empreendedorismo do povo santa-cruzense, e disse que o Moda Center tem uma grande parcela de contribuição nesse desenvolvimento.

Nenhum comentário: