28 abril, 2008

DER inicia operação de combate ao transporte irregular nesta segunda


O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) inicia nesta segunda (28) uma ação de combate ao transporte intermunicipal clandestino. Os veículos que saem do interior com destino ao Recife serão bloqueados e não poderão seguir viagem. Quem desrespeitar a ordem pagará multa e pode ter o carro apreendido.

A determinação foi conjunta, entre o DER, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Três bloqueios serão armados, sendo dois em São Lourenço da Mata (Tiúma e entrada do trevo do Parque Capibaribe) e um em Camaragibe (próximo ao terminal de integração), ambas cidades da Região Metropolitana do Recife. Com os bloqueios, o DER e a Secretaria de Transportes de Pernambuco pretendem fazer valer uma nova lei.

O órgão anunciou na última sexta (25) a proibição dos veículos clandestinos que levam passageiros do Recife para o interior e vice-versa de entrar na capital. A medida visa, segundo o DER, ordenar o trânsito no Recife e trazer mais conforto e segurança para os usuários.
A ação contará com apoio das Polícias Militar e Rodoviária Federal. Além dos três bloqueios haverá, ainda, pontos de advertência ao longo da BR-408 e da BR-232, na entrada do Totó, em Jaboatão dos Guararapes.

MUDANÇAS

A Secretaria de Transporte garante que, diferente da proibição de circulação dos kombeiros no Recife, o bloqueio ao transporte intermunicipal clandestino não acarretará desemprego. “Os motoristas poderão continuar fazendo o transporte, só não podem entrar no Recife”, disse a secretaria, a através de sua assessoria de comunicação.

Antes das multas haverá um mês de advertências verbais, como forma de educar tanto passageiros quanto motoristas. Depois, na primeira semana de validade da medida, os usuários que forem pegos em bloqueios poderão embarcar, de forma gratuita, em um ônibus de linha normal para chegar ao Recife.

“Nossa intenção é que as pessoas passem a usar o transporte regular, que é mais seguro, confortável, e não acarreta problemas para o tráfego”, explicou a Secretaria.

Da Redação da TV Asa Branca

Nenhum comentário: