11 abril, 2008

Pais de garoto morto por conta da dengue dizem que hospital errou

Ainda inconformados com a morte do garoto de 8 anos, primeira vítima fatal de dengue no estado este ano, os pais de Vanderson Gomes Pereira denunciam que houve erro médico no Hospital da Restauração, onde ele estava internado.

A família mora no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a mãe dele, Verônica Vicente Soares, o menino foi levado ao hospital com muitas dores. Na unidade médica, os médicos diagnosticaram apendicite e Vanderson Gomes foi operado. “Eles erraram, ele sentia muito dor. Eu estou acabada. Perdi meu único filho. Minha vida agora não tem mais sentido”, reclama e lamenta.

A grande revolta dos pais é porque eles acreditam que os médicos não trataram Vanderson Gomes como um paciente da dengue. Só depois do óbito, a Secretaria de Saúde afirmou que ele morreu por conta da doença. “Só descobrimos que foi dengue hemorrágica depois que fizemos o exame sorológico. Coletamos o resultado e juntando com informações contadas pela família e no histórico médico, confirmamos a morte por dengue hemorrágica”, comentou a gerente de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Zaílde Carvalho.

RESPOSTA
O diretor médico do HR, Helder Correia, informou que, a princípio, todos os procedimentos médicos com o menino na emergência foram considerados corretos, porque os exames clínicos e de sangue não apontavam para a dengue. Mesmo assim, o prontuário com o atendimento vai ser encaminhado para o Conselho de Ética do HR e para o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, o Cremepe.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, de 1º de janeiro até 4 de abril de 2007, foram registrados 495 casos de dengue clássica e 6 de dengue hemorrágica. Em 2008, no mesmo período, foram 317 casos de dengue clássica e 2 de dengue hemorrágica.

OS SINTOMAS
A virose provocada pelo mosquito Aedes Aegypt provoca, em sua forma clássica, dor de cabeça, nos músculos, juntas e olhos; manchas vermelhas no corpo e febre alta por cerca de uma semana; vômito, diarréia e falta de apetite. Na forma hemorrágica, também podem acontecer dor abdominal, tonturas, desmaios; sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo; suor frio, fezes escuras e vômito.

Não há um tratamento específico para a dengue. A recomendação médica é repouso, ingestão de líquido e não tomar medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina). Ao menor sinal, o paciente deve procurar um posto de saúde. No caso da dengue hemorrágica, a referência estadual é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, no Recife.

fonte TV Asa Branca

Nenhum comentário: