29 abril, 2008

Santo de casa não faz milagre. Ou faz?

Há muito presentes nos ambientes corporativos, as assessorias de imprensa começam a ganhar força também dentro dos veículos de comunicação. Por se tratarem de organizações com uma gestão empresarial cada vez mais profissionalizada, esse tipo de empreendimento também passa a manter um relacionamento com a mídia, seja dentro ou fora do grupo ao qual pertencem.

Divulgação de ações institucionais ou sugestão de fontes são tarefas essenciais para o trabalho de assessoria de imprensa, que acaba tendo influência decisiva na imagem da empresa perante a sociedade. Nesse sentido, justamente por lidarem diretamente com a aceitação diária do público, os veículos de comunicação começam a perceber que também precisam investir nesse tipo de profissionalização do canal, de modo a instituírem em suas estruturas uma área específica. “Toda e qualquer empresa, ao utilizar-se de assessoria de imprensa, tem um objetivo principal: tornar-se fonte de informações confiável sobre sua área de atuação”, pondera a professora Izolda Cremonine, que ministra cursos sobre o assunto na Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje). Segundo ela, algumas organizações jornalísticas já se utilizavam dessa ferramenta para noticiar suas publicações ainda nos anos 90, com foco específico nas edições. “Atualmente, tanto a mídia impressa quanto a eletrônica utilizam-se deste tipo de divulgação visando principalmente aos anunciantes, e para isso direcionam suas ações a canais específicos.”.

Marianna Senderowicz, de Porto Alegre

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