11 abril, 2008

Pernambucana é premiada como referência em empreendedorismo


Com determinação e persistência, empresária comanda fábrica própria de bordados que contribui para a inclusão social e o desenvolvimento local

Antes de se tornar uma empreendedora de destaque, Áurea Maria Xavier ou Aurinha, como é chamada pelos amigos, já tinha experimentado o desgosto da falência quatro vezes. Órfã de pai e de família humilde, Aurinha começou a trabalhar cedo, acompanhando a mãe nos serviços de costura e reforma de roupas oferecidos de porta em porta. "Cada insucesso foi motivo de aprendizado e de recomeço com novos propósitos", conta.

Hoje, a empresária comanda sua fábrica de bordados e aplicações industriais no município de Santa Cruz do Capibaribe no agreste pernambucano. A empresa, que tem prédio próprio, conta com mais de 90 máquinas e equipamentos de tecnologia de ponta, além de gerar 65 empregos diretos.

O primeiro negócio surgiu com a inauguração de uma pequena indústria de microconfecção de shorts populares. Sem o conhecimento da técnica adequada, a empresa não foi para frente. Aurinha procurou ajuda na associação de confeccionistas do município, parceira do Sebrae no Estado. A partir daí, a empresa tomou novo rumo.

No início o apoio da família foi fundamental. Aurinha e o marido compraram uma boa máquina de bordar e, dez anos depois, o negócio já estava completamente consolidado. Com determinação, novos conhecimentos e atenção ao mercado ficou mais fácil a tomada de decisões empresariais. A empresa tem arquivos de indicadores que auxiliam no planejamento estratégico e uma forte investida em publicidade e divulgação.

Aurinha é a grande vencedora na categoria "Proprietária de Micro e Pequena Empresa" pela Região Nordeste do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, entregue na noite desta quarta-feira (9) em Brasília. Ela recebeu juntamente com Maria Maviniê Mota, representante do Sindicato dos Artesãos Autônomos do Ceará, o prêmio extra do concurso: uma viagem internacional para conhecer um centro de excelência em empreendedorismo.

"O importante é ter foco, perseverança, paixão pelo que faz, conhecer bem o mercado e ser ético. Investir no coletivo e acreditar na união também é fundamental. É maravilhoso poder contar a minha história e saber que estou sendo útil", declara a vencedora.

Fonte:Diário da Sulana com informações do SEBRAE - PE

Nenhum comentário: