22 abril, 2008

Energia aumenta a partir de terça-feira. Aneel autorizou

Do pernambuco.com

Os consumidores de energia elétrica de Pernambuco devem se deparar com uma surpresa nem um pouco agradável nas suas contas referentes a períodos a partir da próxima terça-feira (29/04). Por conta de uma autorização emitida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as tarifas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) sofrerão um reajuste médio de 3,34%. O aumento vai afetar 2,684 milhões de unidades consumidoras em 185 municípios de Pernambuco e na cidade de Pedra do Fogo, na Paraíba.

A apuração do reajuste foi feita com base na variação de 9,1% do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) no período entre abril de 2007 e março de 2008. O índice acumulado corresponde a mais de duas vezes o percentual considerado no cálculo tarifário de 2007.

Como o aumento varia de acordo com a classe e o escalonamento de consumo, os percentuais a serem aplicados nas tarifas variam de 2,78% (para baixa tensão, aplicada a consumidores residenciais) a 4,43% (para alta tensão, aplicada a indústrias que consomem 2,3 a 25 kV por mês). Nesta categoria, há ainda duas faixas de reajuste – de 2,19% e de 3,77%, calculadas a partir do consumo da indústria em questão.

Nenhum comentário: