24 abril, 2008

Quase 300 mil não entregaram a declaração do IR


Se você recebeu mais de R$ 15.764,28 em 2007 e ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda 2008, precisa se apressar: o prazo para acertar as contas com o Leão termina na próxima quarta-feira (30). De acordo com a Receita Federal, em Pernambuco, a expectativa é receber 660 mil declarações. Até o momento, 305 mil foram entregues. “A nossa indicação é que as pessoas tentem adiantar a entrega em pelo menos dois dias porque nós sabemos que, nos últimos dias, normalmente há um congestionamento na página da internet, o que pode dificultar o acesso”, explica Lina Maria Vieira, superintendente regional da Receita Federal da 4º Região Fiscal.

A penalidade para quem não entregar o documento no prazo correto é financeira. A multa mínima é de R$ 165,74 ou de, no máximo, 20% do imposto de devido. A prorrogação do prazo não é cogitada. “Essa data nunca é alterada, apesar do alto número de declarações que ainda não foram entregues. É porque temos a cultura de deixar tudo para a última hora”, complementa a superintendente. Neste caso, entretanto, os últimos não serão os primeiros. A partir do mês de maio, as restituições do Imposto de Renda começam a ser liberadas. A prioridade é de nos maiores de 65 anos e, logo em seguida, começam a receber os contribuintes que entregaram primeiro.

Com o prazo apertado, é preciso tomar cuidado extras para não cometer erros e cair na malha fina. Todos os documentos de despesas dedutíveis, por exemplo, devem estar em mãos, como despesas médicas – recibos com o nome do médio e CPF ou nome da clínica e CNPJ, no caso de pessoa jurídica. As despesas com instrução também devem ser comprovadas através de recibos.

“O próprio sistema da declaração é muito prático e já identifica erros, como um CPF errado”, explica Lina Maria Vieira. Mesmo assim, a orientação é que o contribuinte tenha muita atenção no lançamento das informações. Caso o contribuinte tenha dúvidas, a Receita Federal disponibilizou o número 146, que funciona com atendimento pessoal de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. A ligação é gratuita se for realizada de um telefone fixo.

Na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) também há um espaço para que o cidadão possa tirar dúvidas. É só acessar o link Onde Encontro e, em seguida, Perguntas e Respostas.

Nenhum comentário: