22 abril, 2008

Pernambuco registra redução de casos de dengue


Em alerta para evitar o ressurgimento de um epidemia de dengue, Pernambuco apresentou redução no número de notificações da doença, de acordo com o mais recente balanço apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo o documento, que confronta os registros deste ano com os de 2007, o estado teve, desde janeiro, 8.346 casos suspeitos de dengue clássica, sendo 543 confirmados, 102 suspeitas de dengue hemorrágica, duas confirmações e um óbito, ocorrido no município de Jaboatão dos Guararapes. Em 2007, no mesmo período, foram 11.957 suspeitas de dengue clássica, com 5.922 confirmações laboratoriais, 68 notificações de dengue hemorrágica, sendo 44 confirmadas, e nenhum óbito.

A comparação dos dados aponta para uma diminuição de 30% nos números de suspeita da doença em relação ao ano passado. A tendência se mostrou a mesma nas confirmações de dengue clássica e hemorrágica. Os dados que detalham as suspeitas de dengue hemorrágica, porém, sofreram um crescimento de 44% nas notificações. Também houve crescimento no número de mortes, já que em 2007 não houve nenhum óbito relacionado à dengue.

Para o secretário de Saúde do estado, Jorge Gomes, as estatísticas demonstram o sucesso das estratégias de controle da doença adotados pelas autoridades sanitárias. “Com relação às suspeitas de dengue hemorrágica, avaliamos que nosso sistema de detecção está muito mais sensível, já que transformamos hospitais públicos e privados em sentinelas e treinamos profissionais para o diagnóstico”, defende. Ele defende a permanência desse estado de vigilância tem que permanecer para que as ações continuem a surtir efeito.

O levantamento mostra a concentração de casos de dengue na Região Metropolitana do Recife, onde foram notificadas 3.051 suspeitas de dengue clássica – equivalentes a 35,5% dos registros de todo o estado. Os municípios com mais notificações são o Recife (1054), Jaboatão (357) e Olinda (355). A Região de Caruaru, formada por 32 municípios do Agreste, também apresenta números significativos, com 1.117 notificações.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Nenhum comentário: