07 abril, 2008

Mais de 700 famílias estão desabrigadas por causa das chuvas no estado

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), 741 famílias estão desabrigadas em todo o estado. A forte chuva que cai em Pernambuco nos últimos dias fez com que 17 municípios do Sertão e do Agreste decretassem estado de emergência.

Neste fim de semana, muitas famílias deixaram as casas em Floresta com medo de enchentes causadas pelo aumento do nível do rio Pajeú. Na cidade, áreas com plantações de milho e feijão ficaram alagadas. A passagem de um dos bairros para o Centro de Floresta desapareceu no meio da correnteza.

Moradores de bairros próximos ao rio Pajeú estão com medo. Mais de 50 famílias estão desalojada e, por enquanto, vão ficar abrigadas em escolas e creches do município, onde diariamente chegam móveis e outros desabrigados. O auxílio aos desabrigados é feito pelo Exército em conjunto com a Secretaria de Obras e o departamento de Assistência Social do município.

O transbordamento do rio Pajeú também atingiu os municípios de Salgueiro e Serra Talhada. Em Salgueiro, a chuva que caiu no domingo (6) fez alguns açudes transbordarem. Diversas casas ficaram debaixo d´água e moradores utilizaram barco para se deslocar. E em Serra Talhada, o açude e os barreiros também estão cheios.

No último domingo (6), após duas horas de chuva, as ruas de Caruaru ficaram alagadas. O rio Ipojuca transbordou mais uma vez e o bairro de Indianópolis ficou alagado. Os bombeiros fizeram um monitoramento no local para saber se as casas foram invadidas pela água. Na Cohab 3, o rio também cobriu a passagem para o bairro José Liberato. No Sedro, os moradores colocaram pedaços de madeira para conter a força da água.

O estado liberou três mil 750 cobertores e colchões para essas famílias que ficaram desabrigadas no interior do estado.

Da Redação da TV Asa Branca

Nenhum comentário: