01 abril, 2008

Confira a entrevista do blogueiro Gilberto Silva no Jornal da 101

O Jornal 101 de hoje recebeu a presença do jornalista formado pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) Gilberto Silva, para falar sobre blog, suas característica e sua configuração em Santa Cruz do Capibaribe.
Gilberto já teve várias experiências jornalísticas, durante a entrevista ele citou algumas: ´´Correio Universitário(jornal laboratório), Folha Azul(periódico do Ypiranga Futebol Clube) e repórter da Rádio Comunitária Comunidade FM. Hoje além de manter no ar o Blog Jornalismo de Primeira (http://www.gilbertojornalista.blogspot.com/) ele também desenvolve junto com o também jornalista Geraldo Moura um trabalho de assessoria de comunicação através da G2 Comunicações.

O que é blog e quando surgiu?

Durante a entrevista Gilberto relatou o surgimento do blog, por volta de 1997, apenas como diário de navegação onde o internauta deixava nessa página dicas de sites legais a serem visitados pelos demais internautas.
Segundo Gilberto o blog, como difundidor de informações, só tomou a força que tem hoje a partir das guerras do Iraque e do Afeganistão. Pois, existia uma relativa censura do conteúdo e a noticia através da internet vinha mais rápido do que pela televisão ou pelo rádio. Por esse motivo e pela facilidade com que os jornalistas presentes lá no ambiente tinham de postar as informações o blog tomou mais força.
Gilberto alertou para a questão do profissionalismo destacando que o blogueiro deve tomar cuidado ao postar algo, pois muitas vezes na ânsia de sair na frente acaba não verificando as informações e termina por cometer erros.

´´Nós estamos modificando a forma de se fazer comunicação em Santa Cruz``

Quando questionado sobre como analisa a força e a influência que o blog tomou na cidade Gilberto disse: ´´eu já toco nessa tecla ha. um tempo, nós estamos modificando a forma de fazer comunicação em Santa Cruz. Hoje em dia as reuniões da câmara e as reuniões de partido são pautadas em nossos blogs. Eu sempre falo ´´essa eleição será a eleição da informação``.

Gilberto fala de seu blog

´´Meu blog surgiu quando eu estava no segundo ano, por incentivo do professor Leo Alves. Eu caracterizo meu blog como sério e profissional, até porque o jornalista tem que primar pela imparcialidade e pelo profissionalismo``.
Gilberto frisou também o dinamismo dessa forma de comunicação: ´´o blog também tem a possibilidade de interação, lá e um meio livre e aberto, todo mundo pode comentar``.

Como você analisa o blog, enquanto fenômeno da comunicação em Santa Cruz?

´´Primeiro gostaria de dizer ao ouvinte que a internet está se popularizando, todo bairro tem um ciber. Eu acho interessante, as pessoas comentam ´´deu na internet`` então consideram verdade``.


Gilberto falou sobre as pessoas que não são formadas, mas atuam na comunicação?

´´Eu não sou contra que as pessoas exerçam a comunicação mesmos em diploma, mas tem que ter cuidado com a verdade. É necessário apurar os dois lados envolvidos. Ninguém é melhor do que ninguém``.
Gilberto aproveitou o espaço para parabenizar a cidade: ´´eu parabenizo Santa Cruz do Capibaribe, que é uma cidade muito evoluída. Não é toda cidade que tem blog´s atuando como estão os nossos``.

´´Os créditos são obrigatórios``

Falando sobre o uso de matérias e fotografia de outros, Gilberto destacou que a citação da fonte e do dono da fotografia refletem profissionalismo. E finalizou essa parte com ´´
o profissionalismo vem a partir do momento que você esta falando verdades, se você fala uma informação forte e pesada, mas for verdade fica tudo bem``.
Finalizando a entrevista lembramos aos ouvintes os endereços: http://www.melquilima.blogspot.com/ – o blog mais atualizado de Santa Cruz e região- e http://www.gilbertojornalista.blogspot.com/ – o primeiro da cidade.

fonte blog do Melqui

Nenhum comentário: