04 abril, 2008

Políticas públicas para jovens são discutidas na Conferência Estadual de Juventude

Sobre os programas para melhorar a situação dos jovens, no estado de Pernambuco, o secretário estadual de Juventude e Emprego, Pedro Mendes, falou no Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (04).

De acordo com ele, o problema é uma herança muito forte não só em Pernambuco, mas em todos os estados do Nordeste. E que o desafio não é só da secretaria, mas do Governo. Ele disse que há um comitê que reúne o governador Eduardo Campos e diversas secretarias para discutir, formular e executar as políticas públicas para a juventude no estado.

Ele afirmou também a Comissão Estadual de Emprego e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estudam os investimentos que estão vindo para Pernambuco a fim de focar as qualificações profissionais da juventude e executar estas qualificações visando à empregabilidade.
Já de acordo com a gerente geral da Agência do Trabalho, Angella Mochel, com a nova lei que determina que as empresas aceitem os empregados com apenas seis meses de experiência, os jovens terão mais chances graças às qualificações e aos estágios. De acordo com ela, 85% dos cursos da agência são voltados para a capacitação e para os jovens. “Em cima dessa perspectiva a gente começa a trabalhar em vários setores coma a preocupação de fazer o link entre a qualificação e os investimentos que vêm para o estado”, garantiu.

Péricles Chagas, do Conselho Nacional da Juventude, afirmou que a busca dos jovens é pela efetivação das políticas públicas. “Porque a gente tem políticas transitórias. Queremos políticas que garantam o direito dos jovens independente do governo que esteja no poder”, disse.

Já a presidente da União dos Estudantes de Pernambuco, Ane Cabral, falou sobre o problema da educação e a falta de profissionalização para que os jovens conquistem uma vaga no mercado de trabalho. “Temos uma grande quantidade de jovens fora da escola. E na escola básica a qualidade é deficiente. Além de pouco investimento nas escolas técnicas e no acesso ao ensino superior”, disse.

Desta sexta-feira até o domingo (06), acontece no Centro de Convenções de Olinda, a I Conferência Estadual de Juventude de PE para discutir a política estadual e nacional para a juventude e a expectativa de Flávio Gomes, que participa do Movimento Acorda Olinda, é de que mais de 1.500 jovens participem do encontro “E esta não é a única iniciativa. Existe o dialogando que aconteceu nas 12 microrregiões do estado e ficou conhecido como Escuta Jovens”, disse.

Já o representante do Conselho Nacional da Juventude disse que a esperança é que este plano chegue mais rápido à assembléia legislativa e que os jovens se mobilizem para lutar pelos seus direitos e que o plano seja efetivado o mais rápido possível.
O secretário Pedro Mendes também convocou os jovens para participar do encontro. “Estão todos convocados. Venham mesmo que não tenham direito a voto, vá discutir a política estadual e nacional de juventude. É um momento importante e a gente precisa mudar as políticas existentes e torná-las permanentes”, disse.

Quanto à violência no estado de Pernambuco, o secretário afirmou que a violência não se combate apenas com a polícia. E que um esforço está sendo feito para que a empregabilidade possa ajudar a tirar os jovens do alvo da criminalidade. “Temos a interiorização das escolas técnicas, a Secretaria de Educação que está diminuindo a diferença entre série e idade, a Secretaria de Desenvolvimento Social que vem trabalhando com a juventude carente, à margem da sociedade, trazendo para dentro da pós-escola”, afirmou.

Nenhum comentário: