04 abril, 2008

Resumo da reunião da Câmara de Vereadores do dia 3 de abril

Fernando Aragão (PTB)

Inicia parabenizando o COMDECA e os novos conselheiros eleitos, e os suplentes. Fernando fala sobre uma visita que recebeu de dois representantes da Elétrons (prestadora de serviço da CELPE), esses por sua vez verificaram as iluminações que faltam para que possa ser feito esse trabalho.Segundo Fernando até o fim do ano, toda a zona rural será beneficiada com o Programa Luz para todos do Governo Federal. O vereador também teve uma reunião com um engenheiro da COMPESA, onde se constatou que a estação de tratamento está operando em seu teto máximo de 120 l/s. Por isso ainda existe um racionamento, mas que será resolvido. Esse problema será resolvido, diferente do Deputado Estadual Edson Vieira, que segundo Fernando, numa rádio da cidade Vieira disse que levaria água de Poço Fundo, que abastece Santa Cruz, para Jataúba. “Ainda bem que ele é oposição, é um enganador”.

Zé Minhoca (PSDB)

Fala que Fernando Aragão foi infeliz, quando na reunião passada disse que o Moda Center é uma obra exclusivamente de José Augusto Maia. Zé Minhoca fala de umas assinaturas que Zé Augusto estava colhendo em 1994 para que a feira não saísse da cidade. Segundo o vereador, o verdadeiro pai da obra é o ex-prefeito Ernando Silvestre, que teve a idéia bem antes. Além dos banheiros públicos da Vila do Pará que não foram construídos e sim alugados. Ano que vem se Edson Vieira não fizer, vou rasgar meu diploma de vereador. Fala que trará denúncias de uma organização que roubou os cofres da prefeitura por 3 anos.

Galego de Mourinha (PTB)

Galego parabeniza os conselheiros eleitos, bem como os candidatos não eleitos. Critica o que Zé Minhoca falou sobre rasgar o diploma de vereador, completa dizendo que ele diz isso por não fazer política, ele critica acusações feitas a ele e a Fernando sobre um funcionário do Detran que é filho do assessor de Zé Minhoca e que teve seu emprego pedido pelos vereadores.

Fernando pede a parte e diz que não sabia que o filho de Dada trabalhava no Detran, e diz que nunca fez e nunca fará perseguição política a ninguém.

Zé Minhoca diz que Fernando não foi citado em momento nenhum, Zé Minhoca diz que mantém a postura e diz que permanece a acusação.

Galego pergunta como Zé Minhoca teve o descaramento de fazer isso, e completa dizendo que vai bater a porta na cara dele, que isso não vai ficar assim.

Zilda Moraes (DEM)

Cumprimenta os conselheiros eleitos. E começa discordando que a idéia do Moda Center é de José Augusto, quando na verdade é de Ernando Silvestre e completa dizendo que seria totalmente gratuito. Segundo Zilda, José Augusto teve a iniciativa de não deixar Ernando iniciar a obra. Diz que Ernesto tentou insinuar que ela tinha falado que as crianças iam para escola só comer merenda. A vereadora diz que a merenda é um complemento na alimentação dessas crianças. Zilda defende a acusação feita que o aumento não sai por culpa dos vereadores que não aprovaram isso.

Francisquinho pede a parte e diz que os professores iram receber esse dinheiro com correção.

Zilda fala e diz que é uma inverdade de Fernando Aragão em dizer que a oposição nunca trouxe nada, e fala sobre as tubulações trazidas pelo governo Mendonçinha.

Dimas Dantas (PTB)

Dimas lembrou seu discurso na última semana onde muitos pensaram que ele iria renunciar ao cargo de presidente e diz que não fará isso, segundo ele, ninguém trabalhou tanto quanto ele e Rui.
Dimas pergunta o que teria feito para prejudicar o povo da cidade e porque queriam vê-lo fora da câmara. Desabafou sobre o que Kleber Moraes (Filho de Zilda) e a namorada de Diogo Moraes teriam falado que tinha nojo dele. Citou sua coragem ao fechar os cabarés da cidade, mesmo correndo o risco de perder votos, disse que fez e faz tudo para o bem da cidade. O vereador fez um resumo de todas as ações realizadas em parceria com a prefeitura e questionou se isso era ruim para a cidade. Falou da importância do apoio que deu ao esporte amador e profissional da cidade.
“Aqueles que têm nojo de mim, deveria ter nojo de si próprio” atacou Dimas dirigindo-se a Zilda Moraes. “Eu não saio daqui, e se sair é pela porta da frente. Diferente da senhora que nunca teve coragem de denunciar Jarbas Jataí.”
Dimas denunciou que Zilda teria pagado para sair no Diário de Pernambuco no aniversario de 50 anos da cidade.
“Não me renuncio e só quem me tira daqui é o povo de Santa Cruz. Quem não gostou de mim na presidência não me coloque mais aqui, mas enquanto eu estiver na presidência à coisa irá ocorrer de forma correta” desabafou Dimas. “E aqueles que iam para congressos beber, transar com mulheres e torrar o dinheiro público, que se conformem”.

No final do discurso, Dimas é ovacionado pelo público presente.

(as próximas falas são retiradas do blog Diário da Sulanca)

Francisco Ricardo (PSDC)

O líder da oposição criticou o trabalho da CELPE, informou que no Santo Augustinho muitas televisões queimaram com quedas de energia e cobrou da prefeitura um projeto para reduzir a taxa de iluminação pública.
Citou o lixo que toma conta da cidade e as metralhas espalhadas pelas ruas.
Questionou porque Aguinaldo Xavier (PTB) não denuncia o esgoto a céu aberto próximo do campo de futebol de Aguinaldo e pediu para Ernesto Maia olhar o calçamento próximo ao Posto Tibúrcio, onde o calçamento está estourado.
Francisquinho afirmou que foi enganado quando era da base do governo e denunciou a contratação de 28 servidores nas vésperas da eleição de 2004 para eleger Ernesto Maia.

Zezin Buxin (PSDC)

O vereador tocou no tema do reajuste salarial e lembrou que a culpa pelo atraso caiu nas costas dos dez vereadores. De acordo com Zezin quando alguém questionar ao prefeito sobre o atraso ele vai falar que a clã foi dos vereadores.
O vereador entrou com um requerimento para que a secretaria de obras resolva a questão de um fio descoberto no local onde seria a Praça do Santo Augustinho.
Zezin alegou que esse fio esta colocando em risco a vida de quem passar pelo local

Ernesto Maia (PTB)

Ernesto afirmou que Francisco Ricardo está preocupado com sua reeleição. “Franciquinho foi nosso líder de bancada, tinha uma reeleição garantida, mas agora a bocada esta quente.” Ernesto questionou como Francisquinho ira fazer para mostrar uma obra de Edson “Faz nada” Vieira.
Francisquinho pediu um aparte para disser que não esta um milímetro arrependido.
Ernesto falou que o discurso de Zé Minhoca é um samba do crioulo doido. “O vereador informou que Zé Augusto saiu em 1994 com uma lista para impedir que Ernando fizesse o parque. Zé Minhoca é tão atrapalhado que não sabe que nessa época o prefeito era Aragãozinho.”

Rui Medeiros (PTB)

Rui falou sobre as barragens e se mostrou insatisfeito com os governos anteriores que fizeram barragens sem capacidade para acumular águas.
Comentou sobre a perca de mandato por infidelidade partidária e falou que o processo ainda esta em tramitação. “A única certeza que tenho é que fui eleito pelo voto de Santa Cruz do Capibaribe” afirmou Rui.
“A minha proposta quando subi no palanque era trabalho e sei que não decepcionei o povo” concluiu.
Rui ainda fez um balanço de sua passagem pela presidência da câmara.
“A madame do fusca (Zilda Moraes) não esta presente, todos sabemos que ela usa esse fusca em épocas de eleição e ainda fala em falsidade. Ela criticou o velório municipal porque não tinha copos descartáveis. Porque ela não chama o grande engenheiro Jarbas Jataí para fazer os projetos dela?” alfinetou Rui.

da Redação do Blog Jornalismo de Primeira, com informações do blog Diário da Sulanca

Nenhum comentário: