28 maio, 2008

SinjoPE inicia campanha de combate ao exercício ilegal do jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE) acaba de deflagrar uma campanha de defesa da profissão, combatendo o exercício ilegal por pessoas não-habilitadas e não-qualificadas para atuar no jornalismo. A primeira etapa da campanha, intitulada "Anúncio Legal", está sendo deflagrada com um ofício-circular encaminhado a 109 prefeituras, 184 Câmaras de Vereadores e 55 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), potenciais anunciantes e representantes de anunciantes, ressaltando a importância do respeito à legislação federal dos jornalistas e alertando para o risco de se anunciar em publicações e veículos ilegais ou que utilizem pessoas para exercer irregularmente e sem qualificação funções profissionais.


A campanha - que contará com uma segunda etapa -significa uma mobilização da diretoria do SinjoPE para esclarecer anunciantes da mídia impressa a regulamentação de tão importante atividade do mundo globalizado: a comunicação jornalística. A idéia é convencer os potenciais anunciantes da mídia impressa sobre a necessidade de se cobrar e conhecer a legalidade do veículo e o registro profissonal no Ministério do Trabalho do responsável pela publicação, bem como de seu corpo de repórteres.


Publicações irregulares e sem qualquer qualidade e responsabilidade profissional surgem frequentemente no mercado jornalístico, apresentando-se como jornais ou revistas, principalmente no interior do Estado, muitas vezes atingindo o direito da população a ser informada com credibilidade e ética. Para defender a profissão - que exige a formação superior em Jornalismo para editores e repórteres -, o SinjoPE endereçou ofício-circular a prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores e a presidentes de Câmaras de Dirigentes Lojistas Municipais requerendo a compreensão e a parceria para o combate ao exercício ilegal do jornalismo. A proposta é que se neguem a patrocinar anúncios e propagandas em veículos ilegais ou com pessoal irregular. A mesma carta-ofício foi encaminhada às prefeituras da Região Metropolitana do Recife, inclusive as grandes como do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Cabo de Santo Agostinho, e ao Governo do Estado.


A segunda etapa da campanha será lançada nos próximos meses, por meio de distribuição de cartazes e de uma ação de fiscalização no interior, com o apoio de fiscais da Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PE).



Do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco

Nenhum comentário: