19 junho, 2008

Professor santa-cruzense é destaque na TV Globo e Globo News



O jornalista e professor, Fernando Firmino, do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, será um dos entrevistados da TV Globo e da Globo News, no programa Globo Universidade, que será exibido em rede nacional. A matéria deverá ir ao ar no final de junho, no sábado, às 7h15 da manhã (TV Globo), e às 13h05 (Globo News).

Fernando foi entrevistado pela equipe da TV Globo, em Salvador, onde desenvolve pesquisa de doutorado sobre o uso de tecnologias móveis e conexões sem fio na produção jornalística, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

No programa, o professor irá falar sobre sua pesquisa de jornalismo móvel que explora a utilização das tecnologias móveis digitais como celulares, smartphones e câmeras digitais como plataformas de produção aliadas às conexões sem fio do tipo wireless, WiMAX, tecnologia de terceira geração (3G) da telefonia celular, visando a formatação de um ambiente móvel de produção.

Segundo Fernando Firmino, esta estrutura permite transferência de arquivos ou navegação na internet em alta velocidade através de celulares banda larga, agilizando o trabalho dos repórteres em situações de emergência e a distância. "Estamos verificando as potencialidades e conseqüências da introdução destas tecnologias no trabalho jornalístico do repórter em campo, na intensificação da relação entre jornalismo e mobilidade". Ainda de acordo com o professor, "o jornalismo móvel é uma tendência nos grandes conglomerados de mídia do Brasil e do mundo, mas há poucos estudos empíricos em torno deste fenômeno. Por isso, a crescente importância que esta tese de doutorado vem tendo".

Com duração de 25 minutos, o programa irá mostrar as pesquisas sobre novas mídias, ciberespaço e cibercultura, desenvolvidas no Centro Internacional de Estudos e Pesquisas em Cibercultura - Ciberpesquisa da UFBA, que abriga os dois mais importantes Grupos de Pesquisa do país em Jornalismo on-line e Cibercidades, aos quais Fernando Firmino é vinculado. Outros pesquisadores do Ciberpesquisa também farão parte do programa como o doutorando Macello Medeiros, a pós-doutoranda Karla Brunet e Adriana Alves Rodrigues.Repercussão A pesquisa do professor da UEPB, Fernando Firmino, sobre jornalismo móvel vem repercutindo no meio acadêmico e na mídia. No mês passado ele esteve em Miami, Estados Unidos, apresentando seus estudos à convite da Universidade Internacional da Flórida no "26º Workshop Anual de Editores e Jornalistas da América Latina e Caribe", no painel "New Media: Cellphones and You tube, Bloggers, Internet".Fernando vem proferindo palestras sobre convergência midiática em eventos nacionais e internacionais e terá dois artigos publicados em livros que serão lançados este ano, em São Paulo, abordando a temática. Firmino deverá também lançar no próximo ano o livro "Jornalismo e mobilidade", em que explora a introdução das tecnologias móveis digitais e conexões sem fio no jornalismo contemporâneo.

O programa Globo Universidade estreou em abril deste ano com o objetivo de mostrar as inovações no ensino e pesquisa das universidades brasileiras e do exterior. É apresentado todos os sábados na TV Globo, às 7h15, e às 13h05, na Globo News, com reprises na quarta-feira no Canal Futura às 16h30.As edições do programa também ficam disponíveis na íntegra no site do Globo Universidade (http://globouniversidade.globo.com/ ).

Fonte: Fernando Milanny
Foto - Fernando gravando para a Globo

Um comentário:

Anônimo disse...

desde já parabeniso ao nosso amigo fernando pelo sucesso que DEUS tem dado a ele através do esfosso do mesmo,pois merece trabalhou na radio valê am como sonoplasta,ou mesmo( mebnsário )não tendo a chance de ser locultor indo a campina grande pb e hoje é professo da universidade federal da paraiba ...............