16 junho, 2008

Começa o recadastramento de aposentados e pensionistas

A partir desta segunda-feira (16), os aposentados e pensionistas ligados ao Governo de Pernambuco devem se recadastrar. São esperadas mais de 78 mil pessoas que terão a sua disposição 54 postos de recadastramento das 8h às 17h.

Para agilizar o atendimento, o aposentado pode obter o formulário de recadastramento pela internet e, só então, entregá-lo em um dos postos que fazem a atualização dos dados, junto com uma série de documentos. A ficha estará disponível nos sites da Secretaria de Administração, da Fundação de Aposentadorias e Pensões do Estado de Pernambuco, do Governo do Estado e no Portal do Servidor.

No Recife, serão quatro centrais de atendimento - Escola Dom Bosco, ATI, Perpart e DER. Além delas, estarão disponíveis três postos exclusivos para os servidores inativos da Educação, Saúde e Defesa Social – a Gerência Regional de Educação (GRE) da Cidade Universitária, o prédio-sede da Secretaria de Saúde, na Praça Oswaldo Cruz, e o Quartel dos Bombeiros, no bairro da Boa Vista, respectivamente.

Outras centrais irão funcionar em Caruaru, Petrolina e Garanhuns, mas, para os aposentados desses municípios, o prazo se estende até o dia 15 de agosto. “Vamos ter mais tranqüilidade e o estado vai oferecer condições a todos aqueles que não puderem ir aos postos para fazer o recadastramento, levando os agentes para fazer o atendimento em domicílio”, afirmou o secretário de Administração, Paulo Câmara.

A atualização dos dados dos servidores aposentados e pensionistas é uma das exigências do Ministério da Previdência Social para a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária. Sem esse certificado em dia, os estados ficam impedidos de receber recursos de convênios federais. Por isso, quem não fizer o recadastramento dentro do prazo pode ter o salário retido.

O presidente da Funape, Dácio Rossiter, explicou em quais situações o benefício será cortado. “O estado não tem interesse de corta qualquer beneficio. Cancelaremos apenas se for detectado que houve qualquer tipo de irregularidade”, garantiu.

Para outras informações, os aposentados e pensionistas poderão ligar para os telefones (81) 3424.7355 (SAD) e (81) 3216.4813 (Funape) ou enviar perguntas para o e-mail recadastramento@sad.pe.gov.br.

QUEM ESTÁ NA ATIVA
Os funcionários públicos estaduais da ativa ganharam mais prazo para se recadastrar, agora até o dia 11 de julho. O procedimento é o mesmo: acessando os sites onde o formulário de recadastramento está disponível para preenchê-lo pela internet e imprimi-lo em seqüência.

Depois, é preciso procurar os postos de recadastramento - no Recife, no Terminal Marítimo e no Centro de Convenções; no Interior, em Caruaru, Petrolina e Salgueiro - e apresentar o formulário preenchido. “Definimos postos estratégicos para atender a demanda restante. Para evitar transtorno, é imprescindível que o servidor compareça no seu período determinado, conforme o último dígito de sua matrícula”, ressalta Paulo Câmara.

Além disso, também é preciso levar os seguintes documentos: carteira do conselho profissional; carteira nacional de habilitação; certidão de exercício profissional; certidão de tempo de contribuição do INSS ou outros setores públicos; comprovante de residência; contracheque; CPF; diplomas ou declarações de nível superior e técnico; identidade; Pis/Pasep; procuração, quando for necessária; e título de eleitor.

Confira o período de atendimento para os servidores da ativa que estão atrasados, conforme o dígito final do número de matrícula:

DÍGITO

PERÍODO DE ATENDIMENTO

DURAÇÃO

INÍCIO

FIM

1 e 2

16 de junho

18 de junho

3

3 e 4

19 de junho

25 de junho

3

5 e 6

26 de junho

30 de junho

3

7 e 8

1º de julho

4 de julho

4

9 e 0

7 de julho

11 de julho

5

TOTAL DE DIAS ÚTEIS

18

Da Redação da TV Asa Branca

Nenhum comentário: