Para agilizar o atendimento, o aposentado pode obter o formulário de recadastramento pela internet e, só então, entregá-lo em um dos postos que fazem a atualização dos dados, junto com uma série de documentos. A ficha estará disponível nos sites da Secretaria de Administração, da Fundação de Aposentadorias e Pensões do Estado de Pernambuco, do Governo do Estado e no Portal do Servidor.
No Recife, serão quatro centrais de atendimento - Escola Dom Bosco, ATI, Perpart e DER. Além delas, estarão disponíveis três postos exclusivos para os servidores inativos da Educação, Saúde e Defesa Social – a Gerência Regional de Educação (GRE) da Cidade Universitária, o prédio-sede da Secretaria de Saúde, na Praça Oswaldo Cruz, e o Quartel dos Bombeiros, no bairro da Boa Vista, respectivamente.
Outras centrais irão funcionar em Caruaru, Petrolina e Garanhuns, mas, para os aposentados desses municípios, o prazo se estende até o dia 15 de agosto. “Vamos ter mais tranqüilidade e o estado vai oferecer condições a todos aqueles que não puderem ir aos postos para fazer o recadastramento, levando os agentes para fazer o atendimento em domicílio”, afirmou o secretário de Administração, Paulo Câmara.
A atualização dos dados dos servidores aposentados e pensionistas é uma das exigências do Ministério da Previdência Social para a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária. Sem esse certificado em dia, os estados ficam impedidos de receber recursos de convênios federais. Por isso, quem não fizer o recadastramento dentro do prazo pode ter o salário retido.
O presidente da Funape, Dácio Rossiter, explicou em quais situações o benefício será cortado. “O estado não tem interesse de corta qualquer beneficio. Cancelaremos apenas se for detectado que houve qualquer tipo de irregularidade”, garantiu.
Para outras informações, os aposentados e pensionistas poderão ligar para os telefones (81) 3424.7355 (SAD) e (81) 3216.4813 (Funape) ou enviar perguntas para o e-mail recadastramento@sad.pe.gov.br.
QUEM ESTÁ NA ATIVA
Os funcionários públicos estaduais da ativa ganharam mais prazo para se recadastrar, agora até o dia 11 de julho. O procedimento é o mesmo: acessando os sites onde o formulário de recadastramento está disponível para preenchê-lo pela internet e imprimi-lo em seqüência.
Depois, é preciso procurar os postos de recadastramento - no Recife, no Terminal Marítimo e no Centro de Convenções; no Interior, em Caruaru, Petrolina e Salgueiro - e apresentar o formulário preenchido. “Definimos postos estratégicos para atender a demanda restante. Para evitar transtorno, é imprescindível que o servidor compareça no seu período determinado, conforme o último dígito de sua matrícula”, ressalta Paulo Câmara.
Além disso, também é preciso levar os seguintes documentos: carteira do conselho profissional; carteira nacional de habilitação; certidão de exercício profissional; certidão de tempo de contribuição do INSS ou outros setores públicos; comprovante de residência; contracheque; CPF; diplomas ou declarações de nível superior e técnico; identidade; Pis/Pasep; procuração, quando for necessária; e título de eleitor.
Confira o período de atendimento para os servidores da ativa que estão atrasados, conforme o dígito final do número de matrícula:
DÍGITO | PERÍODO DE ATENDIMENTO | DURAÇÃO | |
INÍCIO | FIM | ||
1 e 2 | 16 de junho | 18 de junho | 3 |
3 e 4 | 19 de junho | 25 de junho | 3 |
5 e 6 | 26 de junho | 30 de junho | 3 |
7 e 8 | 1º de julho | 4 de julho | 4 |
9 e 0 | 7 de julho | 11 de julho | 5 |
TOTAL DE DIAS ÚTEIS | 18 |
Da Redação da TV Asa Branca
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