14 junho, 2008

G2 é entrevistada no Jornal da 101

O Jornal 101 da sexta(13) recebeu para uma conversa sobre assessoria de imprensa dois dos novos integrantes na nova geração de jornalistas e comunicadores da cidade. Gilberto Silva e Geraldo Moura (G2 Comunicação Integrada) debateram conosco sobre o que vem a ser de fato assessoria de imprensa.
De maneira clara e objetiva os convidados falaram da nova realidade que se configura na imprensa local e as mudanças necessárias.
Quando questionamos qual a diferença entre assessoria de comunicação e assessoria de imprensa, o jornalista Geraldo Moura explicou que a primeira engloba uma gama de atividades dentro da comunicação social. Já a assessoria de imprensa trabalha exatamente direto com a informação jornalística e lida com o envio de matérias, preparação de entrevista coletiva, ou seja, zela pelo fluxo de informação e a relação do assessorado com a mídia.
Os convidados frisaram a diferença entre assessor de imprensa e assessor político, já que aqui em Santa Cruz do Capibaribe a confusão acerca desse assunto é permanente. O assessor de imprensa lida com a comunicação social, já o assessor político como o próprio nome restringe, trabalha a atuação política do assessorado.
Em referência ao campo de atuação do assessor, Gilberto destacou que não somente junto aos políticos, mas em instituições públicas, junto a personalidades e instituições privadas ela também é possível.

Mudanças visíveis

Dentro do programa os convidados abordaram as aparentes mudanças pelas quais a comunicação vem passando em Santa Cruz do Capibaribe.
A profissionalização, ou seja, a necessidade de unir teoria (formação acadêmica) à prática (atuação na área no dia-a-dia) foi outro tópico tratado no encontro.
De acordo com a visão dos dois entrevistados, opinião da qual compactuamos, o fato do profissional de comunicação por ter anos de experiência muitas vezes afirmar não necessitar de formação acadêmica é errada e imprudente. Afinal se podemos unir a teoria à prática, porque permanecer apenas com o conhecimento empírico?
Durante a conversa nomes que compõe a nova geração de jornalistas santa-cruzenses foram citados: Geraldo Moura, Gilberto Silva, Melqui Lima, Manoela Ramos, Elaine Silva, Cláudio Higino, Monicky Mel, Josemilda Santos, Emanoel Glicério, Ferreira Neto, Magali Oliveira, Thony Hill entre outros.

Faca de dois gumes


A dificuldade que algumas pessoas têm de diferenciar as atribuições de um assessor de imprensa da prática da paixão política, chegando a afirmar que o profissional por estar trabalhando para um político é partidário ferrenho daquele grupo, foi outro tema da entrevista.
Segundo os jornalistas a postura do assessor de imprensa (embasado no profissionalismo, na ética, na moral e no respeito) é que vai diferenciar o preparado do amador ou do apaixonado político.
Os convidados aproveitaram ainda a oportunidade para reforçar a necessidade de o santa-cruzense valorizar os profissionais e as empresas da terra, como é o caso da G2 Comunicação Integrada (Fone: 9105-4442), e não contratar empresas de fora que cobram valores altíssimos para desenvolver o trabalho que os profissionais santa-cruzenses fazem de maneira tão responsável quanto eles.

Blog fenômeno da comunicação

Em conversa conosco o jornalista Gilberto Silva fez questão de frisar a dimensão que o blog tem tomado em Santa Cruz do Capibaribe, tomando proporções incríveis de influência na construção da sociedade.
Exemplo disso tem sido o Blog do Melqui que iniciado pela influência do próprio Gilberto Silva, que foi o responsável pela implantação do nome Melqui Lima, conta hoje com 41.614 acessos em apenas um ano e meio de existência(e isso devemos ao grande número de pessoas que confiam em nosso trabalho e acompanham de perto interagindo conosco).
Encerrando a participação no Jornal 101 os convidados agradeceram a oportunidade reforçando a necessidade da profissionalização.
Legenda: Foto 1- jornalista Geraldo Moura em entrevista com o diretor da Escola Dinâmica, Foto 2- Geraldo Moura(de camisa salmon), Magali Oliveira, Gilberto Silva e Melqui Lima na Assembléia Legislativa de Pernambuco.

fonte Blog do Melqui

Nenhum comentário: