25 junho, 2008

Santa Cruz vai pegar fogo neste domingo

Neste domingo dia 29 acontecerão as convenções dos partidos aqui em Santa Cruz, um momento tenso onde se apresentam os candidatos a disputar as eleições municipais. Para quem já tem os nomes definidos, tudo bem, mas para quem não tem nada definido promete ser um encontro bem agitado.

O grupo de oposição liderado pelo Dep. Estadual Edson (PSDC) irá realizar sua convenção na escola Padre Zuzinha, enquanto o grupo de situação liderado por Toinho do Pará (PTB) realizará provavelmente no extinto Colégio Cenecista.


Destino?
Ainda ficaom questionamentos sobre as posições do PT e do PV, se irão coligar com a situação, oposição ou se irão lançar candidatura própria.

Qual sua opinião sobre isso?

As chages do Duke ...




24 junho, 2008

Zé Augusto é eleito novo sindico do Moda Center

Confira essa matéria extraída do blog do Melqui:

Após alguns meses de espera e muita tensão aconteceu hoje a eleição para a nova diretoria do Moda Center Santa Cruz.De inicio eram três candidatos(Zè Augusto Macilon Simões e Edmar Moura), porém semana passada o candidato Edmar retirou sua candidatura, ficando o páreo entre Zé e Macilon.
A eleição


O pleito ocorreu hoje com a votação disponível aos condôminos das oito da manhã as cinco da tarde, estando apto a votar todo e qualquer condômino que estivesse em dia com o condomínio.
Fatos curiosos


= Durante todo o dia vários impasses envolvendo condôminos inadimplentes ou outros que seus nomes não constavam no sistema puderam ser presenciados;= As cédulas nulo sumiram das mesas, estando disponível apenas a cédula referente a chapa 1, a referente a chapa 2 e a branco;
= Mesmo tendo sido anunciada como sendo aberta a votação, um popular(de acordo com informações a nós passadas por um fiscal) bateu o pé e votou secreto;
= Algo considerado crime nos pleitos municipais pôde ser observado com freqüência na eleição de hoje, a boa de urna;
= As lentes da imprensa se voltaram para a atual sub-sindica Áurea Xavier no momento em que foi votar, já que a mesma possui algumas dezenas de boxes;
= Em entrevista a rádio comunitária Comunidade FM o prefeito do município José Augusto Maia disse que de certa forma foi prejudicado, já que muitos condôminos são de outras cidades.

Os resultados

José Augusto Maia foi eleito com 1478 votos contra 977 de seu concorrente, o confeccionista Macilon Simões. A diferença pro José Augusto Maia foi de 501 votos. Brancos e nulos somaram 31.


Confira o resultado urna a urna

1ª Urna: Macilon Simões- 99 - Zé Augusto- 1072ª Urna: Macilon Simões- 382 - Zé Augusto- 524 - 3 votos Brancos e 9 anulados3ª Urna: Macilon Simões- 234 - Zé Augusto- 384 - 6 votos Brancos e 6 anulados4ª Urna: Macilon Simões- 156 - Zé Augusto- 262 - 1 voto Branco e 4 anulados5ª Urna: Macilon Simões- 106 - Zé Augusto- 201 - 2 votos.

Comemoração

Após o resultado José Augusto saiu em passeata pelas ruas da cidade juntamente com seu sub-sinidico, Elias Ferreira, e amigos.Em alguns pontos se podia ouvir a famosa ´´lambadinha``(música já tradicional na política santa-cruzense) sendo executada pelos carros que acompanhavam o prefeito. Com esse fato volta a tona a discussão ´´misturar política em todos os seguimentos é válido``?Ao final de tudo resta parabenizarmos José Augusto Maia pela vitória(ele agora assume o parque por dois anos), Macilon Simões pela postura dotada tanto durante a campanha, quanto durante o dia de hoje e a comissão eleitoral que juntamente com os fiscais levaram o pleito com seriedade e democracia(claro lembrando que alguns membros da comissão eleitoral mereciam ter sido substituídos).
Fonte e Fotos Blog do Melqui

23 junho, 2008

Confira a programação principal do Festival de Inverno de Garanhuns


PROGRAMAÇÃO17 a 26 de julho

PALCO GUADALAJARA (Praça Guadalajara)

17/07 ABERTURA OFICIAL DO FIG 2008

Sagração das Etnias

Casa de Farinha

Josildo Sá e Paulo Moura

18/07

Muendas de Pernambuco

Pitty

Otto

Zeca Baleiro

19/07

Os Valvulados

Junio Barreto e Ortinho

Nação Zumbi

Lobão

20/07

Bernardo Alves

Trio Pouca Chinfra

Casuarina

Beth Carvalho

21/07

Fim de Feira

Gláucio Costa

Paulinho Leite e Forró Virado

Maciel Melo

22/07

Banda Quarto Crescente

Reginaldo Rossi

Adilson Ramos

Amado Batista

23/07

Klayton da Nata

Mawaca

Sonidos de Santiago (CUBA)

Luiz Melodia

24/07

Mourinha do Forró

Homenagem a Dominguinhos com apresentação com Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música

25/07

Banda Flash

Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

Paulinho da Viola

26/07

Paulinho Groove

Ney Matogrosso

Academia da BerlindaOrquestra Imperial

A programação completa você confere no site oficial www.fig.com.br

21 junho, 2008

Confira fotos da Rougedrilha ano V

Geraldo Moura e Gilberto Silva da G2 Comunicação Integrada com Rafael Galego BBB 8
Viviane Araújo, Rafael Galego e a organização da Rougedrilha

Deputado Edson Vieira, sua esposa Alessandra e os blogueiros, Jó, Melqui e Mané do Brog


Mais fotos acesse o blog opinião www.opiniaoscc.blogspot.com
Fotos: Joseilson Chagas


20 junho, 2008

Assembléia aprova lei que beneficia estudantes

A Assembléia Legislativa aprovou, hoje, por unanimidade, projeto de lei da deputada Terezinha Nunes e do deputado Raimundo Pimentel, ambos do PSDB, que garante o direito à carteira de estudante e à meia-passagem aos alunos de cursinhos pré-vestibulares, mesmo com duração inferior a um ano.
O projeto – que altera as leis nº 10.859/93 e nº 11.519/98 - será encaminhado ao governador, que terá 30 dias para sancioná-lo. A deputada Terezinha Nunes comemorou a aprovação. "É uma vitória de inúmeros estudantes que estavam sendo excluídos desse processo, uma vez que a lei só permitia o direito à meia-passagem se eles freqüentassem cursos pré-vestibulares a um ano e os cursinhos duram menos tempo", afirmou.
Para evitar que o sistema de transporte tenha prejuízos, as mudanças também impõem regras. O estudante terá que comprovar freqüência no curso, para recarregar o passe-fácil. Já os cursinhos têm que ser regulamentados e reconhecidos pela Secretaria da Educação. "Desta forma, asseguramos o benefício a estudantes que vinham sendo prejudicados, mas também impedimos que algumas pessoas se matriculem nos cursos apenas para retirar a carteira, burlando a legislação", explica Terezinha.
fonte Blog da Folha

19 junho, 2008

Professor santa-cruzense é destaque na TV Globo e Globo News



O jornalista e professor, Fernando Firmino, do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, será um dos entrevistados da TV Globo e da Globo News, no programa Globo Universidade, que será exibido em rede nacional. A matéria deverá ir ao ar no final de junho, no sábado, às 7h15 da manhã (TV Globo), e às 13h05 (Globo News).

Fernando foi entrevistado pela equipe da TV Globo, em Salvador, onde desenvolve pesquisa de doutorado sobre o uso de tecnologias móveis e conexões sem fio na produção jornalística, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

No programa, o professor irá falar sobre sua pesquisa de jornalismo móvel que explora a utilização das tecnologias móveis digitais como celulares, smartphones e câmeras digitais como plataformas de produção aliadas às conexões sem fio do tipo wireless, WiMAX, tecnologia de terceira geração (3G) da telefonia celular, visando a formatação de um ambiente móvel de produção.

Segundo Fernando Firmino, esta estrutura permite transferência de arquivos ou navegação na internet em alta velocidade através de celulares banda larga, agilizando o trabalho dos repórteres em situações de emergência e a distância. "Estamos verificando as potencialidades e conseqüências da introdução destas tecnologias no trabalho jornalístico do repórter em campo, na intensificação da relação entre jornalismo e mobilidade". Ainda de acordo com o professor, "o jornalismo móvel é uma tendência nos grandes conglomerados de mídia do Brasil e do mundo, mas há poucos estudos empíricos em torno deste fenômeno. Por isso, a crescente importância que esta tese de doutorado vem tendo".

Com duração de 25 minutos, o programa irá mostrar as pesquisas sobre novas mídias, ciberespaço e cibercultura, desenvolvidas no Centro Internacional de Estudos e Pesquisas em Cibercultura - Ciberpesquisa da UFBA, que abriga os dois mais importantes Grupos de Pesquisa do país em Jornalismo on-line e Cibercidades, aos quais Fernando Firmino é vinculado. Outros pesquisadores do Ciberpesquisa também farão parte do programa como o doutorando Macello Medeiros, a pós-doutoranda Karla Brunet e Adriana Alves Rodrigues.Repercussão A pesquisa do professor da UEPB, Fernando Firmino, sobre jornalismo móvel vem repercutindo no meio acadêmico e na mídia. No mês passado ele esteve em Miami, Estados Unidos, apresentando seus estudos à convite da Universidade Internacional da Flórida no "26º Workshop Anual de Editores e Jornalistas da América Latina e Caribe", no painel "New Media: Cellphones and You tube, Bloggers, Internet".Fernando vem proferindo palestras sobre convergência midiática em eventos nacionais e internacionais e terá dois artigos publicados em livros que serão lançados este ano, em São Paulo, abordando a temática. Firmino deverá também lançar no próximo ano o livro "Jornalismo e mobilidade", em que explora a introdução das tecnologias móveis digitais e conexões sem fio no jornalismo contemporâneo.

O programa Globo Universidade estreou em abril deste ano com o objetivo de mostrar as inovações no ensino e pesquisa das universidades brasileiras e do exterior. É apresentado todos os sábados na TV Globo, às 7h15, e às 13h05, na Globo News, com reprises na quarta-feira no Canal Futura às 16h30.As edições do programa também ficam disponíveis na íntegra no site do Globo Universidade (http://globouniversidade.globo.com/ ).

Fonte: Fernando Milanny
Foto - Fernando gravando para a Globo

Caruaru recebe vereadores de Pernambuco

A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) promove o 31° Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais, o encontro será realizado entre os dias 19 e 21 de junho, no Caruaru Park Hotel.

Nesta quinta-feira o Congresso tem o início com as inscrições e recepção dos participantes. Na sexta-feira (20), haverão palestras que tratarão sobre as regras para as eleições 2008, a publicidade da gestão e do mandato no período eleitoral e a fiscalização do executivo.

Entre os participantes, estará presente o prefeito de Caruaru, Manoel Teixeira, e o senador Marco Maciel, que discutirá a PEC 333. No sábado, a programação tem continuidade com o debate sobre as novas práticas no legislativo.

Presos fogem da cadeia e ainda se despedem


Três presos fugiram da cadeia pública de Serra Talhada, cidade do Sertão pernambucano, na noite da última terça-feira (17).


A polícia informou que Adilson Cícero da Silva, Cícero Carlos Nunes Delmano e Júnior Amadeu da Silva teriam serrado a grade de uma janela de um das celas e fugido.
Ainda segundo a polícia, os detentos deixaram um bilhete dentro da cela dizendo que a Justiça é muito lenta e que só iriam se apresentar em 2020.


Da Redação da TV Asa Branca

Aonde está a seriedade?


A Comissão Provisória Municipal do PHS de Santa Cruz do Capibaribe sofreu uma mudança meio que "estranha" já que a regional de Recife trocou todos os membros da Comissão de Santa Cruz e não mandaram se quer um ofício ao presidente avisando que ele não era mais presidente.


"O senhor Arnaldo Ribeiro ex-presidente do PHS de Santa Cruz enviou um ofício Nomeando como seu sucessor Joseilson Chagas Melo tudo isto com a aprovação do Presidente da Regional do Recife o Sr. José Belarmino, sendo assim o novo presidente assumiu o cargo e junto com seus membros conseguiram legalizar a situação finaceira do PHS de Santa Cruz depois de tudo isto para a surpresa de todos surge a informação pelo TRE-PE que foi nomeado presidente da Comissão Provisória do PHS de Santa Cruz o Sr. Sebastião Figuerôa de siqueira esta nomeação ocorreu no mês de maio e ate a presente data o PHS não entrou em contato com ninguém da Comissão anterior como também os membros da Comissão anterior não conseguem falar com ninguém da Regional, estranho ou normal?"
Fonte: Blog Opinião

18 junho, 2008

PPS pune prefeito e secretária de Toritama

A Direção do Partido Popular Socialista (PPS) divulgou, na tarde desta terça (17), nota à imprensa informando que o prefeito de Toritama, José Marcelo Marques de Andrade e Silva, foi afastado da Comissão Provisória do partido em Toritama, devido às acusações levantadas pela Operação Gestão Plena. O prefeito é suspeito de superfaturar serviços de saúde no município.

A secretária Elizabeth Gonçalves da Silva, vinculada ao partido e à administração da cidade, também foi afastada da comissão pelo mesmo motivo. Segundo a assessoria de comunicação do PPS, a decisão vale até que os fatos sejam devidamente apurados. O nome dos dois partidários ficará sob julgo do Conselho de Ética do partido.

A Secretaria Estadual de Saúde também divulgou nota oficial, elogiando o trabalho da Polícia Federal. Na nota, contam os nomes dos dois funcionários terceirizados, que foram demitidos por envolvimento com a fraude: Leonardo Carvalho da Costa e Joaquim José da Silva.

Operação Gestão Plena

Setenta Policiais Federais realizam nesta terça (17) em seis cidades de Pernambuco a operação "Gestão Plena", que busca desarticular uma organização criminosa que desviava verbas repassadas pelo Ministério da Saúde. Em Toritama, seis pessoas foram presas, entre elas o prefeito da cidade, José Marcelo Marques de Andrade e Silva.
De acordo com informações da assessoria da PF, a organização criminosa desviava verbas repassadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco através de prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, sendo este órgão responsável pelo pagamento às prefeituras municipais para depois repassar aos hospitais dos municípios e particulares que têm convênio com o Sistema Único de Saúde – SUS.


Investigações

As investigações tiveram início há aproximadamente um ano e ao todo foram disponibilizados 70 policiais federais, distribuídos em 17 equipes, a fim de que sejam cumpridos seis mandados de prisão temporária, entre eles de um prefeito, dois secretários, um advogado e dois ex-funcionários terceirizados da Secretaria de Saúde e 16 Mandados de Busca e Apreensão sendo sete em sedes de prefeituras de Pernambuco. Calcula-se que o montante desviado seja de R$ 2.500.000,00 , entre 2005 e 2007.

Fraude

A fraude consistia no repasse de informações pelas prefeituras dos serviços prestados para a Secretaria de Saúde/PE através do SIA (Sistema de Informação Ambulatorial) e do SIHD (Sistema de Informação Hospitalar Descentralizada), onde são compilados todos os dados para análise do órgão estadual.

Os valores eram superfaturados por um funcionário terceirizado e importado para o SGIF (Sistema de Gerenciamento de Informações Financeiras) que gerava os créditos superfaturados para serem realizados os pagamentos através de transferências bancárias para a prefeitura que ficava responsável pela verba, onde integrantes do executivo dividiam o “lucro” , após a fraude ter sido efetuada pelos funcionários terceirizados da Secretaria de Saúde que, segundo a assessoria da PF, já foram demitidos.

Além de Toritama, uma auditoria interna na Secretaria Estadual de Saúde descobriu a existência de irregularidades nos valores pagos através de prestações de contas em outros seis municípios - Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, João Alfredo, São José do Egito, Tamandaré e Teresinha.
Os detidos serão indiciados por formação de quadrilha, inserção de dados falsos em sistema de informação e peculato (desvio de dinheiro público cometido por funcionário público). Além desses crimes, o prefeito de Toritama também vai responder por apropriação de bens ou rendas públicas. As penas máximas podem passar os 30 anos de reclusão.

Segundo o secretário de governo de Toritama, Djerson Soares Bezerra, a Prefeitura ainda não se posicionará sobre as prisões porque está apurando os fatos. "Estou na Prefeitura, estou indo para Caruaru (onde o prefeito está detido). Vou até lá para conversar, saber o que aconteceu".

Confira a lista dos presos na operação “Gestão Plena”

PREFEITO DE TORITAMA: JOSÉ MARCELO MARQUES DE ANDRADE E SILVA;
1º SECRETÁRIO: ELIZABETH GONÇALVES DA SILVA – ADMINISTRAÇÃO;
2º SECRETÁRIO: GIOVANY BEZERRA CALADO – TESOUREIRO;
3º SECRETÁRIO: NOME NÃO REVELADO – PRESTARÁ APENAS ESCLARECIMENTOS;
ADVOGADO/CONTADOR: ALBERTO SALLES DE ASSUNÇÃO SANTOS;
1º FUNCIONÁRIO: JOAQUIM JOSÉ DO NASCIMENTO – SECRETARIA DE SAÚDE DE PE;
2º FUNCIONÁRIO: LEONARDO CARVALHO DA COSTA – SECRETARIA DE SAÚDE DE PE;

BUSCAS REALIZADAS: (16)

1ª PREFEITURA: LAGOA DE ITAENGA
2ª PREFEITURA: LAGOA DO CARRO
3ª PREFEITURA: JOÃO ALFREDO
4ª PREFEITURA: SÃO JOSÉ DO EGITO
5ª PREFEITURA: TAMANDARÉ
6ª PREFEITURA: TERESINHA

ONDE SÃO AS OUTRAS 10?

07 NA RESIDÊNCIA DOS PRESOS;
01 NO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
01 NA PREFEITURA DE TORITAMA

Da Redação da TV Asa Branca

16 junho, 2008

Falta uma semana

Daqui a uma semana estará ocorrendo a votação para síndico do Moda Center Santa Cruz, o blog Jornalismo de Primeira pede que você que faz parte desse empreendimento vote, o futuro econômico da cidade depende de você.

São três candidatos, Edmar Moura, Marcilon Simões e José Augusto. Seja consciente não vote com a paixão e sim com a razão.

Só lembrando que a votação ocorrerá no estacionamento do parque.

Cuidado com as imitações

Começa o recadastramento de aposentados e pensionistas

A partir desta segunda-feira (16), os aposentados e pensionistas ligados ao Governo de Pernambuco devem se recadastrar. São esperadas mais de 78 mil pessoas que terão a sua disposição 54 postos de recadastramento das 8h às 17h.

Para agilizar o atendimento, o aposentado pode obter o formulário de recadastramento pela internet e, só então, entregá-lo em um dos postos que fazem a atualização dos dados, junto com uma série de documentos. A ficha estará disponível nos sites da Secretaria de Administração, da Fundação de Aposentadorias e Pensões do Estado de Pernambuco, do Governo do Estado e no Portal do Servidor.

No Recife, serão quatro centrais de atendimento - Escola Dom Bosco, ATI, Perpart e DER. Além delas, estarão disponíveis três postos exclusivos para os servidores inativos da Educação, Saúde e Defesa Social – a Gerência Regional de Educação (GRE) da Cidade Universitária, o prédio-sede da Secretaria de Saúde, na Praça Oswaldo Cruz, e o Quartel dos Bombeiros, no bairro da Boa Vista, respectivamente.

Outras centrais irão funcionar em Caruaru, Petrolina e Garanhuns, mas, para os aposentados desses municípios, o prazo se estende até o dia 15 de agosto. “Vamos ter mais tranqüilidade e o estado vai oferecer condições a todos aqueles que não puderem ir aos postos para fazer o recadastramento, levando os agentes para fazer o atendimento em domicílio”, afirmou o secretário de Administração, Paulo Câmara.

A atualização dos dados dos servidores aposentados e pensionistas é uma das exigências do Ministério da Previdência Social para a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária. Sem esse certificado em dia, os estados ficam impedidos de receber recursos de convênios federais. Por isso, quem não fizer o recadastramento dentro do prazo pode ter o salário retido.

O presidente da Funape, Dácio Rossiter, explicou em quais situações o benefício será cortado. “O estado não tem interesse de corta qualquer beneficio. Cancelaremos apenas se for detectado que houve qualquer tipo de irregularidade”, garantiu.

Para outras informações, os aposentados e pensionistas poderão ligar para os telefones (81) 3424.7355 (SAD) e (81) 3216.4813 (Funape) ou enviar perguntas para o e-mail recadastramento@sad.pe.gov.br.

QUEM ESTÁ NA ATIVA
Os funcionários públicos estaduais da ativa ganharam mais prazo para se recadastrar, agora até o dia 11 de julho. O procedimento é o mesmo: acessando os sites onde o formulário de recadastramento está disponível para preenchê-lo pela internet e imprimi-lo em seqüência.

Depois, é preciso procurar os postos de recadastramento - no Recife, no Terminal Marítimo e no Centro de Convenções; no Interior, em Caruaru, Petrolina e Salgueiro - e apresentar o formulário preenchido. “Definimos postos estratégicos para atender a demanda restante. Para evitar transtorno, é imprescindível que o servidor compareça no seu período determinado, conforme o último dígito de sua matrícula”, ressalta Paulo Câmara.

Além disso, também é preciso levar os seguintes documentos: carteira do conselho profissional; carteira nacional de habilitação; certidão de exercício profissional; certidão de tempo de contribuição do INSS ou outros setores públicos; comprovante de residência; contracheque; CPF; diplomas ou declarações de nível superior e técnico; identidade; Pis/Pasep; procuração, quando for necessária; e título de eleitor.

Confira o período de atendimento para os servidores da ativa que estão atrasados, conforme o dígito final do número de matrícula:

DÍGITO

PERÍODO DE ATENDIMENTO

DURAÇÃO

INÍCIO

FIM

1 e 2

16 de junho

18 de junho

3

3 e 4

19 de junho

25 de junho

3

5 e 6

26 de junho

30 de junho

3

7 e 8

1º de julho

4 de julho

4

9 e 0

7 de julho

11 de julho

5

TOTAL DE DIAS ÚTEIS

18

Da Redação da TV Asa Branca

14 junho, 2008

Campanha nacional contra a paralisia infantil acontece neste sábado



O Ministério da Saúde realiza, neste sábado (14), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite deste ano. O objetivo é dar as gotinhas da vacina Sabin a cerca de 15 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o Brasil, sendo mais de 760 mil só em Pernambuco, para continuar sem registros da paralisia infantil no País, que teve o último caso no ano de 1989.

A meta do governo estadual é vacinar, pelo menos, 95% das crianças e, para tanto, 1,3 milhão de doses da vacina já foram distribuídas. A campanha “Tem que vacinar, não pode bobear” será estendida a 5.272 postos de vacinação em todo o estado e os pais poderão levar seus filhos das 8h às 17h para tomar a gotinha.

Vacine seu filho.

Caruaru tem dois casos de dengue hemorrágica

A Secretaria de Saúde de Caruaru divulgou na manhã desta sexta-feira (13) um novo boletim com informações da dengue em Caruaru. É preocupante: a cidade tem dois casos de dengue hemorrágica confirmados.

E subiu para 1.202 casos de dengue clássica notificados, desses 36 foram confirmados.

Não esqueça, a luta contra o mosquito não acabou, faça sua parte.

Curriculo ...

Notícias ...

Dia dos namorados ...

G2 é entrevistada no Jornal da 101

O Jornal 101 da sexta(13) recebeu para uma conversa sobre assessoria de imprensa dois dos novos integrantes na nova geração de jornalistas e comunicadores da cidade. Gilberto Silva e Geraldo Moura (G2 Comunicação Integrada) debateram conosco sobre o que vem a ser de fato assessoria de imprensa.
De maneira clara e objetiva os convidados falaram da nova realidade que se configura na imprensa local e as mudanças necessárias.
Quando questionamos qual a diferença entre assessoria de comunicação e assessoria de imprensa, o jornalista Geraldo Moura explicou que a primeira engloba uma gama de atividades dentro da comunicação social. Já a assessoria de imprensa trabalha exatamente direto com a informação jornalística e lida com o envio de matérias, preparação de entrevista coletiva, ou seja, zela pelo fluxo de informação e a relação do assessorado com a mídia.
Os convidados frisaram a diferença entre assessor de imprensa e assessor político, já que aqui em Santa Cruz do Capibaribe a confusão acerca desse assunto é permanente. O assessor de imprensa lida com a comunicação social, já o assessor político como o próprio nome restringe, trabalha a atuação política do assessorado.
Em referência ao campo de atuação do assessor, Gilberto destacou que não somente junto aos políticos, mas em instituições públicas, junto a personalidades e instituições privadas ela também é possível.

Mudanças visíveis

Dentro do programa os convidados abordaram as aparentes mudanças pelas quais a comunicação vem passando em Santa Cruz do Capibaribe.
A profissionalização, ou seja, a necessidade de unir teoria (formação acadêmica) à prática (atuação na área no dia-a-dia) foi outro tópico tratado no encontro.
De acordo com a visão dos dois entrevistados, opinião da qual compactuamos, o fato do profissional de comunicação por ter anos de experiência muitas vezes afirmar não necessitar de formação acadêmica é errada e imprudente. Afinal se podemos unir a teoria à prática, porque permanecer apenas com o conhecimento empírico?
Durante a conversa nomes que compõe a nova geração de jornalistas santa-cruzenses foram citados: Geraldo Moura, Gilberto Silva, Melqui Lima, Manoela Ramos, Elaine Silva, Cláudio Higino, Monicky Mel, Josemilda Santos, Emanoel Glicério, Ferreira Neto, Magali Oliveira, Thony Hill entre outros.

Faca de dois gumes


A dificuldade que algumas pessoas têm de diferenciar as atribuições de um assessor de imprensa da prática da paixão política, chegando a afirmar que o profissional por estar trabalhando para um político é partidário ferrenho daquele grupo, foi outro tema da entrevista.
Segundo os jornalistas a postura do assessor de imprensa (embasado no profissionalismo, na ética, na moral e no respeito) é que vai diferenciar o preparado do amador ou do apaixonado político.
Os convidados aproveitaram ainda a oportunidade para reforçar a necessidade de o santa-cruzense valorizar os profissionais e as empresas da terra, como é o caso da G2 Comunicação Integrada (Fone: 9105-4442), e não contratar empresas de fora que cobram valores altíssimos para desenvolver o trabalho que os profissionais santa-cruzenses fazem de maneira tão responsável quanto eles.

Blog fenômeno da comunicação

Em conversa conosco o jornalista Gilberto Silva fez questão de frisar a dimensão que o blog tem tomado em Santa Cruz do Capibaribe, tomando proporções incríveis de influência na construção da sociedade.
Exemplo disso tem sido o Blog do Melqui que iniciado pela influência do próprio Gilberto Silva, que foi o responsável pela implantação do nome Melqui Lima, conta hoje com 41.614 acessos em apenas um ano e meio de existência(e isso devemos ao grande número de pessoas que confiam em nosso trabalho e acompanham de perto interagindo conosco).
Encerrando a participação no Jornal 101 os convidados agradeceram a oportunidade reforçando a necessidade da profissionalização.
Legenda: Foto 1- jornalista Geraldo Moura em entrevista com o diretor da Escola Dinâmica, Foto 2- Geraldo Moura(de camisa salmon), Magali Oliveira, Gilberto Silva e Melqui Lima na Assembléia Legislativa de Pernambuco.

fonte Blog do Melqui

12 junho, 2008

Confira a programação completa do São João de Santa Cruz do Capibaribe

Programação Palco Principal

Dia 12 de junho
Bindinga do Acordeon
Jorge de Altinho
Izaias de Bonito e Mensageiros do Forró

Dia 13 de junho
Banda Loucuras de Amor
Márcia Lima e Axé Forrozão Tá na Base

Dia 14 de junho
Banda Mulher Chorona
Forrozão Matricó
Mastruz Com Leite (Beijadrilha)

Dia 15 de junho
Banda Sahara
Banda Esquema 5
Elifas Júnior (Beijadrilha)

Dia 20 de junho
Alex e Banda KLB do Forró
Forrozão Matricó

Dia 21 de junho
Banda Loucuras de Amor
Garota Dengosa
Axé e Forrozão Ta na Base

Dia 22 de junho
Banda Encanto de Menina
Forrozão Pau Brasil

Dia 23 de junho
Nico Batista e Banda
Banda Canal Livre
Banda Forrozão da VaqueiramaForrozão Tropycalia

Dia 24 de junho
Banda Colo de Menina
Maciel Melo e Banda
Forrozão do Matricó

Dia 27 de junho
Banda Limão com Mel
Toinho Catanha e Trio Vira Copos
Garota Dengosa

Dia 28 de junho
Zé Ramalho e Banda
Neném Madeirada e Forró Cara de Pau
Bidinga do AcordeonBanda Esquema 5

Dia 29 de junho
Felipão O Moral
Forrozão MatricóAxé e Forrozão Ta na Base

Circo do Forró

13-06 Forró Mania e Sólon Lima e Banda
14-06 Forró dos 5 e Banda Lucidez
15-06 Vates e Violas20-06 Vitrine Musical
21-06 Chapéu de Palha e Operários do Forró
22-06 Forró Gostoso e Raízes Campestres
23-06 Solón Lima e Banda e Foirrozão Zero Bala
24-06 Axé e Forrozão Tá na Base e Ailton e Ailton Sertanejo e Banda
27-06 Forró Gostoso e Raízes Campestres
28-06 Forrós dos 5 e Operários do Forró
29-06 Vitrine Musical e Banda Lucidez

São João nas escolas

13-06 Escola Ivone e Escola Especial
14-06 Escola Maria Lúcia, Escola Ciriaco Ramos e Escola João Maia
15-06 Escola Orlandina e Escola Creche Júlia
19-06 Escola Lindalva e Escola Antônio Gomes

fonte Assessoria de Comunicação

CSS: como votaram os pernambucanos

Por apenas dois votos a mais que o necessário a Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem, a proposta que cria a Contribuição Social para a Saúde (CSS), que visa a garantia de maiores investimentos na área de Saúde, sobretudo após a aprovação da emenda 29. Confira como votaram os deputados federais de Pernambuco presentes na sessão:
A favor: Renildo Calheiros (PCdoB) Ana Arraes (PSB) Fernando Bezerra Filho (PSB) Sílvio Costa (PMN) Fernando Ferro (PT) Maurício Rands (PT) Pedro Eugênio (PT) Eduardo da Fonte (PP) Inocêncio Oliveira (PR) Marcos Antônio (PRB) Wolney Queiroz (PDT)
Contra: André de Paula (DEM) Roberto Magalhães (DEM) Paulo Rubem Santiago (PDT) Edgar Moury Fernandes (PMDB) Raul Henry (PMDB) Raul Jungmman (PPS) Bruno Araújo (PSDB) Bruno Rodrigues (PSDB) Armando Monteiro Neto (PTB) Abstenção: Carlos Eduardo Cadoca (PSC)
fonte blog da folha

Resultado final da enquete

Qual sua opinião sobre um possível aumento de 10 para 15 o número de vereadores?



É bom para a cidade 17 (45%)

Não é bom para a cidade 16 (43%)

Não influencia em nada 3 (8%)

Não tenho opinião formada 1 (2%)

Você concorda? Opine.

06 junho, 2008

Tempo ...


Nós que trabalhamos com informação sempre temos o tempo como algo muito importante afinal como disse o poeta Cazuza "o tempo não pára".

Agora por exemplo as informações chegam mais do que nunca, as cobranças surgem mais do que nunca, e mais do que nunca o tempo é curto.

Antes eu postava a partir das 8h até as 10h, das 16h às 18h, ou quando houvesse necessidade. Hoje a roda gigante está girando bem e a G2 Comunicação Integrada tá trabalhando, e o tempo ficando cada vez mais curto, não que eu esteja me reclamando disso, não, muito pelo contrário, batalhei e os frutos começam a surgir, e isso "é importante"

Sempre busquei otimizar meu tempo afim de aproveitar o máximo possível, hoje pra mim um minuto está sendo igual a uma hora a uns dois meses atrás. E aí o que fazer para manter o blog atualizado? Desistir?

Pelo que me conheço desistir é algo impossível de acontecer, mas o que fazer para permanecer, afinal das contas, comecei com essa história de blog aqui na cidade, e os dados do google analytics, mostram que continuo sendo bem acessado.

Enquanto penso como encaixar um tempo para meu blog, fico esperando que você que me acessa, continue cobrando, para que eu não desista nunca.

TSE altera regras para coligações no pleito de outubro


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na noite de ontem (5), mudança no critério das coligações partidárias para as eleições municipais deste ano. De acordo com as novas regras, as coligações para vereadores têm que respeitar as mesmas alianças feitas na disputa para prefeito.

As alterações foram propostas pelo ministro Marcelo Ribeiro. Pela redação anterior, era permitido formar coligações sem restrição.

Segundo informações do TSE, O julgamento para analisar as mudanças de regras quanto às coligações teve sessão interrompida no dia 27 de maio, quando o ministro Eros Grau pediu um tempo para analisar a Instrução (Inst 120).

Fonte TSE

05 junho, 2008

Governo abre o cofre, suborno falha e CPMF não sai


Diante da resistência de boa parte da base aliada, com ameaças de rebelião de bancadas inteiras contra a aprovação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), a nova CPMF, o governo abriu o cofre. Nas últimas semanas, foi liberado um volume recorde de recursos de emendas de parlamentares ao Orçamento da União. De 24 a 31 de maio, o governo liberou R$ 98,2 milhões em emendas dos chamados restos a pagar de 2007 — recursos do ano passado que foram empenhados (autorizados), mas não pagos. Em maio, o total liberado chegou a R$ 236,6 milhões, valor três vezes superior ao liberado em abril: R$ 70,2 milhões.

Mas a 'bondade' do governo foi vencida ontem pelas manobras da oposição, que conseguiu adiar mais uma vez a votação do projeto que regulamenta a Emenda 29 — que trata dos recursos públicos para a saúde — e cria novamente o imposto sobre movimentação financeira, rebatizado de CSS. Este ano, o total liberado em emendas já alcançou a marca de R$ 498,7 milhões, segundo levantamento feito no Siafi pela assessoria de orçamento da liderança do DEM. A estratégia de acelerar a liberação de emendas do ano passado.

Fonte: O Globo

ProUni encerra inscrições para novos candidatos nesta sexta-feira

Terminam nesta sexta-feira (06) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudos em faculdades particulares a estudantes oriundos de escolas públicas ou bolsistas de escolas privadas.

Para se cadastrar, basta entrar no site do Ministério da Educação (www.mec.gov.br), preencher o cadastro e escolher até sete opções de curso. De acordo com a renda familiar, o candidato pode tentar uma bolsa total (a renda tem que ser de 1,5 salário mínimo por pessoa – ou R$ 622,50), uma bolsa parcial de 50% (para renda familiar de até três salários por pessoas) ou bolsa parcial de 25% (para renda familiar superior a três salários).

A escolha será baseada na nota do Enem, constituída por 50% da nota da parte objetiva e 50% da redação. A lista de aprovadas será divulgada no dia 11 de junho e os classificados terão de 16 a 27 do mesmo mês para comprovar os dados apresentados no cadastro junto às universidades para as quais foram aprovados.

Alunos com nota inferior a 45 serão eliminados do processo. As faculdades podem exigir que os aprovados no Prouni se submetam a um exame vestibular.

Com informações do PE 360°

Se empatar com o Porto, juniores do Ypiranga podem levar título inédito

Após golear a equipe do Naútico por 4 x 2, o Ypiranga vai até Caruaru enfrentar a equipe do Porto, que está apenas um ponto atrás da equipe de Santa Cruz do Capibaribe.

Boa sorte para os juniores rumo a essa conquista inédita para o futebol santa-cruzense.

Eleição do Moda Center será realizada segunda 23

Após muita discussão foi definida para a segunda (23), dia de feira a votação para o síndico do Moda Center Santa Cruz. A eleição ocorreria na sexta (20), mas a data só tinha o apoio da atual chapa, as outras duas chapas, encabeçadas por Macilon Simões e Edmar Moura conseguiram mudar a data.

Você que faz parte do condomínio do Moda Center Santa Cruz, avalie as três chapas, as propostas, as pessoas e vote com responsabilidade.

04 junho, 2008

Muito mais do que se pensa

Essa foi a constatação que tive ao pesquisar sobre os blog da cidade, são muitos blogueiros, muitos mesmo, sobre os mais diversos temas, isso é bom, isso amplia a troca de informações e aproxima mais as pessoas.

São blogs de informação, pessoais, de caráter religiosos, de pastores e muito mais...

É satisfatório saber que demos uma parcela de contribuição nisso tudo.

Impostos ...

Novas estradas aproximam mais Pernambuco e Paraíba



O governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) assina protocolo de intenção com o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PMDB), no próximo domingo (08), em Patos-PB, para construção de novas estradas. As novas rodovias se tornarão rotas alternativas entre os dois estados. Alagoas também está na pauta do Governo de Pernambuco e em breve também deverá ser solicitado um encontro para selar acordo de integração.

A largada inicial para este programa, chamado de Prointer, foi dada nesta quarta-feira (04), pelos secretários Sebastião Oliveira (Transportes-PE), Francisco Evangelista de Freitas (Infra-estrutura-PB) e Marcos Fireman (Infra-estrutura-AL), durante reunião (foto) na Secretaria de Transportes de Pernambuco.


Eles discutiram projetos viários dos três estados, que devem ganhar nos próximos meses direcionamentos importantes e que prometem contemplar o Agreste, Sertão do Pajeú, além dos litorais Norte e Sul. “Esse é um encontro histórico e que vai ajudar a economia e, consequentemente, a população dessa região do Nordeste com uma cooperação conjunta jamais vista”, comemorou o secretário pernambucano Sebastião Oliveira.


Depois do Tribunal de Contas da União ter aprovado a abertura de licitação para a duplicação da BR-104, a rodovia do jeans promete ser um importante caminho entre PE e PB, ligando Caruaru e Campina Grande, se tornando um pólo de desenvolvimento econômico para a região.


A integração do Alto Sertão Pajeú será feita entre Itapetim (PE) e Livramento (PB), com ordem de serviço marcada para esta sexta-feira (06). Outro caminho que vai aproximar ainda mais Pernambuco e Paraíba fica entre Vertente do Lélio (PE) e Santa Inês (PB) com mais de 10 km de construção e pavimentação de estradas.


Surubim também deve se tornar importante rota com duas saídas para o estado vizinho, através da PE-106, até Santa Cecília (PB) e da construção de uma nova estrada até Umburetama (PB).


Do blog do Magno

Foto: Camara de Vereadores de Caruaru

Já vi esse filme ...

Assaltante é preso jogando sinuca em bar de Santa Cruz do Capibaribe

Um homem acusado de assaltar uma loja de Toritama, foi preso na tarde desta quarta (4), em Santa Cruz do Capibaribe, quando jogava sinuca em um bar. Juliano Creno Alves Amorim, de 19 anos, tentou fugir, mas foi alcançado pelos policiais.

Segundo os policiais da 3ª Companhia de Santa Cruz, que efetuaram a prisão, o suspeito foi localizado graças a telefonemas da população. Quando os agentes chegaram no bar, Juliano pulou um muro e seguiu por um matagal. Ele carregava uma espingarda calibre 12, que deixou cair no momento da fuga.

Depois de capturado, o suspeito confessou ter participado de um outro assalto no dia 13 de maio. O rapaz é foragido da Delegacia de Toritama, para onde foi encaminhado. De lá ele vai ser transferido para a delegacia de Caruaru.

Com informações do Pe 360 °

Sem internet não dá

Perdão internautas, o blog ficou desatualizado por ter ficado dois dias sem acesso a internet. Desde já agradeço a todos que me ligaram cobrando a atualização do mesmo.