17 junho, 2006

Morre o humorista Bussunda


Morreu na manhã deste sábado, em Munique, o humorista Bussunda, do programa “Casseta e Planeta”, exibido pela Rede Globo. Cláudio Vieira tinha 43 anos e teve um infarto fulminante quando disputava uma partida de futebol com funcionários da Globo e outros três integrantes do Casseta e Planeta. Ele foi levado para o hospital, mas não resistiu. Bussunda estava na Alemanha para gravar o programa Casseta e Planeta na Copa. A equipe retorna para o Brasil ainda hoje, para preparar um programa em homenagem ao humorista.

O corpo de Bussunda também deve ser trasladado neste sábado para o país. Cláudio Vieira iniciou a carreira trabalhando como redator do jornal “Casseta Popular”, um grande sucesso no começo dos anos 80, que “combinava humor ácido e crítica política e de comportamento”, segundo o jornal “O Globo”. Torcedor do Flamengo, Bussunda começou a trabalhar na TV no fim da década de 80, e colaborou com várias revistas esportivas, entre elas “Lance!” e “Placar”. O nome Bussunda era uma mistura de Besserman e Sujismundo, como o humorista era chamado pelos amigos durante a adolescência. Ele era casado e deixa uma filha.

Repercussão

"Fica uma tristeza muito grande. Acho difícil os meninos se recuperarem da perda do mais popular deles, o mais carismático. O Casseta e Planeta foi a única coisa nova do humor na TV. Pela primeira vez, a inteligência baseada na informação chega à televisão. É característica do humor de qualidade ser cruel. Não perdoavam nada, nem a esquerda nem a direita. E o Bussunda era um craque. Estou muito tocado." (Ziraldo, cartunista)

"Ele faz parte de um grupo talentosíssimo e eles vão se recuperar. Mas é uma perda lamentável". (Denise Fraga, atriz)

"Foi com tristeza que hoje recebi a notícia da morte de Bussunda. Um dos mais carismáticos comediantes do país, Bussunda revitalizou o humor na televisão brasileira, com a capacidade incomparável de brincar com a vida, com a política e com a realidade do país. Com ele a gente falava sério brincando! Não só como humorista e jornalista, mas como a pessoa afetuosa que foi, Bussunda deixa saudades. O nosso carinho e o nosso agradecimento pela alegre lembrança que, em nós, permanece viva." (Gilberto Gil, Ministro da Cultura)

"É com profundo pesar que a família Antarctica presta solidariedade a todos os familiares e amigos do nosso querido companheiro Bussunda. Nesses três anos em que trabalhou diretamente conosco, conseguiu nos cativar e nos mostrar mais de perto o carisma e o talento que fizeram dele um dos grandes humoristas deste país. Não temos a menor dúvida em afirmar: ficou mais triste ser brasileiro." (Família Antarctica)

Fontes: AFP e agência estado

Um comentário:

Anônimo disse...

Hanna Marques

com seu geito inrreverente, nos fazia rir. Espero q os caseta ñ coloquem outro em seu lugar, pois como Bussunda
ñ há!