16 setembro, 2006

Vendidos? Falta muito

Lendo um "jornal" feito por um "jornalista" notei que para ser vendido, algumas pessoas faltam muito.

Uma publicação bem maior e colorida que o jornal que sou editor, isso ao invés de me deixar triste, me deixa muito alegre. Esse jornal tem todo esse aparato por ser rodado nos redutos da prefeitura. Nobres colegas, essa última edição é de dar nojo (me perdoem a expressão, foi a menos ofensiva que achei) mostra-se os comícios de um Deputado Estadual, mostra que o Presidente Lula em sua vinda a Caruaru aproveitou da presença do Prefeito de uma cidade do interior pernambucano (no jornal o Prefeito é mais importante que o Presidente).

Isso me dá motivação para continuar meu sofrível trabalho de mídia alternativa, isso me dá forças para me doar cada vez mais ao Jornal Correio Universitário, é bom saber que não sou um deles, não devo a eles, é bom saber que quando tiver que elogiar, iremos elogiar, mas quando tiver-mos quecriticar o faremos da mesma forma.

Afinal jornalismo não é isso? Compromisso acima de tudo com a verdade, com os ângulos e abordagens. Certa vez entrei em discução sobre isso com o dono desse "jornal", quando o mesmo me chamou para fazer parte da solitária equipe de uma pessoa, ele e ele mesmo. O engraçado é que em nenhum momento me falou sobre texto jornalístico (também não falaria, o jornal é da prefeitura mesmo) falava só em dinheiro, para ele é isso que importa.

Assim, só uma pergunta para instigar um debate. Pode-se fazer jornalismo de verdade em um periódico (que só sai nas graças de Deus) redigido no Gabinete do Prefeito? Será que o Prefeito é jornalista e eu não sabia? Acho que não.

15 comentários:

Lenildo Ferreira disse...

Rapaz, esse é o grande problema atual: tem muito mau caráter dentro do Jornalismo. Esse caso q vc aponta é emblemático. O sujeito jornalista cínico e cretino se vende barato, a um prefeito de uma cidade qualquer, e ainda acha q tá abafando.

Anônimo disse...

É engraçado como é facil de auto-entitular jornalista, diria que ele é um grande publicitario, e que tem um bom tino comercial. agora jornalismo é uma coisa que ele nunca fez. Pena que para a maioria ele é um grande nome do jornalismo.

Anônimo disse...

Olá! Batalhador...
Sabemos que muitos estão levando fama em cima desse prefeito, se a gráfica é da prefeitura,o jornal é editado por fusionários da mesma é lógico q eles ñ vão falar mau do patão! Matei a charada na hora, embora morando em outra cidade, conheço a sua cidade e seus problemas. Para ser chamado de jornalista tem q ralar como nós ralamos, ir e vim de uma cidade para outra, cursar uma faculdade e ter q ler o q publicitários escrevem ainda tem o titúlo de jornalista. Sempre falo q existem Jornalista e jornalista se vc mim entende! Os Petistas ficaram oriçados com a ida do Presidente a Sta Cruz. Pura especulação...

Anônimo disse...

eu acho que o jornalista deve atentar para o fato de que o mesmo deve digitar corretamente as palavras inclusive sem erros de português e digitação.

Anônimo disse...

Entenda não estou me referindo em especial a nunguém só a todos ok? então nao leve para o lado pessoal, eu estou generalizando.

Gilberto Silva disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gilberto Silva disse...

Ilmos Srs anônimos coloquem pelo menos um nome fictício!

Anônimo disse...

Meu caro Gilberto eu acho que o professor Pasquale tem acessado sue blog e percebido os erros de digitação. Como ele é muito humilde postou o comentário como anônimo pra ninguém saber que foi ele.

Anônimo disse...

O que são erros de português perto de erros de conduta? Meus amigos anônimos tenham paciência, se identifiquem, certamente vocês não são JORNALISTAS DIPLOMADOS NEM ESTUDANTES DE JORNALISMO como eu e como Gilberto. Já que a pessoa faz um trabalho pago para a prefeitura e para qualquer político deveria pelo menos ter a honestidade de declarar isso, se bem que nesse caso não precisa, a população não é cega nem burra de pensar que se trata de um jornal isento. Concordo com Emanoel, é uma grande publicidade e todos vêem. Aproveito o espaço para citar não só o "Cidade" mas a falta de respeito do "Página Livre" que publicou a foto de menino de 16 anos morto, com uma corda no pescoço. Só porque a família dele é pobre e não te informação para meter um bom processo no irresponsável pelo jornal. Sei que ganahr dinheiro é bom, mas chega de querer subir pisando nos outros, subestimanto os sentimentos e a inteligência dos outros. Se tem erro no meu texto eu não me importo, o que importa é que eu e Gilberto batalhamos para obter conhecimento acadêmico e de vida e sermos pessoas respeitáveis. Acima de tudo temos a consciência limpa em todos os sentidos da nossa profissão, a qual ESTUDAMOS para obter um título.

Gilberto Silva disse...

POdem tentar me comprar!!! Não me vendo!!!

Anônimo disse...

Estás de parabéns pelo comentário. Mais também sabes muito bem que aqui é assim mesmo, se colocar o dedo na ferida de alguém será duramente criticado. Mais uma vez parabéns, futuro jornalista. Que não entre nessa de defender um ou outro, e sim fazer o que realmente e para fazer, relatar os fatos.

Anônimo disse...

Fiquei feliz ao entrar aqui em seu blog e ver tudo isso!
Essa perseverança, essa vontade de fazer um jornal sério, e com responsabilidade social.
Vejo que as pessoas não são cegas, e que elas sabem discernir os jornalistas dos sensacionalistas.
Enfim, sabemos que em todos os ramos temos bons e maus profissionais...
Continue fazendo seu trabalho, deixe os fracos de fora, um dia eles serão recompensados, pelas belas barbaridades que fizeram...

Anônimo disse...

"A tua piscina tá cheia de ratos tuas idéias não correspodem aos fatos"

Postar anônimo é foda.

Parabéns Gilberto temos que denuciar essas barbaridades que acotecem em nossa cidade e teu blog é um meio eficaz.

Se tiver algum erro gramatical me desculpem, alias poderiam arrumar um curso de gramática pra nois.

Anônimo disse...

é isso o que mais admiro em vc, seu caráter e seu profissionalismo(o q nem todos os jornalistas têm). parabéns pelo seu trabalho, continue sempre assim, para ñ perder sua fã número 1 do correio.

Anônimo disse...

Adorei as suas palavras, através delas você expressou meus sentimentos.

Manoela jornalista