13 julho, 2006

Imagem da Copa para os brasileiros


Ouvi um senhor, que já assistiu muitas Copas, dizer: "meu filho, não fique triste, a Copa acabou mas as imagens ficam".

Em 1994 me marcou o gol de Branco na vitória sobre a Holanda, 98 Tafarell pegando pênaltis contra a Holanda, 2002 Felipão tornando estrelas de futebol em humildes campeões do Mundo, em 2006 essa foi a imagem que mais me marcou.

Afinal, qual a função do narrador? do comentarista? eles entendem de futebol mais que nós? será que Galvão jogou bola? isso não sei e não me interessa saber.

O que mais me marcou na transmissão da Rede Globo nessa Copa foram os "pitacos" errados dos comentaristas e as "brigas" no ar entre Galvão Bueno e Arnaldo César Coelho. Sempre que um dos comentaristas da Globo, falva: "esse jogador está mal e deve ser substituído", o cara ia lá e fazia um golaço, em uma das transmissões Casa Grande (centro-avante medíocre) disse que o futebol daItália era fraco e não encantavam ninguém, teriam que contar com a sorte para passar para a segunda fase, a campanha dela já diz tudo.

Galvão X Arnaldo, foi algo que marcou as transmissões, Galvão dizia que o juiz apitou contra o Brasil, ou que o bandeira deu um impedimento que não houve, que o juiz estava mal na partida, falava que estavam contra RONALDOOOOOOOOOOO e contra o RONALDINHOOOOOOOOO e nada de narrar, tome a dizer que eles eram a esperança da nação, que os juizes estavam errando grosseiramente, expulsando muito tal e tal. O mais engraçado era quando, após cinco, dez minutos sem narrar o jogo ele pedia o aval do especialista em arbitragem e ficava feito uma criança que espera o apoio do adulto e o que acontece? Arnaldo diz que a regra é clara, que os jogadores brasileiros deveriam jogar mais, que houve impedimento e assim vai. O que acontece depois? Galvão, não satisfeito com os "tocos" duvida de Arnaldo, e aí já se vão quinze minutos de bola rolando e nada de narração.

Mas é esse o conceito que temos de exemplo de narrador (pobres de nós).

Um comentário:

The photographer disse...

no entiendo mucho el lenguaje portuges pero tu fotos me gustaron mucho lo que me trajo hasta aqui fue el que compartamos el interes por "la Fotografia"

un saludo muy buen blog