26 agosto, 2006

O Jornalismo é Importante?

Me peguei essa semana discutindo com um amigo meu sobre a importância do jornalismo na vida de todas as pessoas. Tudo começou quando falei sobre o compromisso social que o jornalista tem com a sociedade, já que somos formadores de opinião, criadores e recriadores da realidade.

Ele disse que não precisava do jornalismo para viver, disse que o jornalismo não era nada tão importante na vida. Segundo ele eu apenas dizia isso por ser aspirante de jornalista, e que importante mesmo só advogados e médicos.

Senti o sangue ferver e usei um exemplo que sei que vai causar polêmica, mas vamos lá, afinal as polêmicas crescem o número de visitantes e comentários.

Mesmo sendo um exemplo simples, reflete bem o que penso. Perguntei a ele quanto tempo ele passou sem ir ao médico, ele respondeu: "tenho uma saúde de ferro, já fiquei uns dez anos sem ir ao médico". Perguntei a ele quando foi a última vez que ele foi a um advogado, e ele respondeu: "É doido é?!! Nunca fui a um advogado e nunca irei, eu não preciso disso!!!".

Percebendo as respostas dele, disfarcei e perguntei se ele tinha assistido o Jornal Nacional, ontem, ele olhou pra mim e disse: "Lógico, e como vou me manter informado sobre o que acontece no país e no mundo? E sem contar que escuto rádio antes de ir ao trabalho para poder saber como anda minha cidade".

Preciso concluir????

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente, somos construtores, formadores de realidade e opinião, e a ainda dizem por ai que ser jornalista não tem futuro??? Espero que vejam e reconheçam a nossa real importancia, pois se não fosse por nós, esse mundo estaria ainda mais afogado em mentiras e não teria jeito da população saber.

Anônimo disse...

Até onde vai a ignorância de algumas pessoas? Será que é preciso ser "doutor" pra ser alguém. Posso ser mal interpretada, mas eu não troco os conhecimentos que adquirimos na academia e profissionalmente pelo conhecimento de muitos "doutores". Aprendemos a viver, a entender o mundo e ainda passamos tudo para as outras pessoas. Existe coisa mais gratificante? Eu ainda não encontrei. Mas tem um detalhe, isso acontece com o jornalismo comprometido com a sociedade.

Lenildo Ferreira disse...

esse caba é pernambucano, né? só pode ser... é a cara! (kkkkkkkk) abs

Anônimo disse...

Hanna Marques
Fala sério meu! Esse amigo ñ sabe de nada....
Quem nos mantém informados, sobre os conflitos nacionais e internacionas? Sabemos que existem jornalistas e jornalista.Os que se preocupam com a verdade e os que fabricam suas verdades, os bons terão futuro sim. Desde que trabalhem com dignidade e ñ se deixem conrromper pelos tubarões desse brasil......