04 dezembro, 2006

Pegou fogo

Muito se fala que Santa Cruz é uma cidade desenvolvida, que é destaque no cenário nacional, que os holofotes sempre estão voltados para cá, que a economia caminha a passos largos. Pergunto, qual o conceito de desenvolvivemento numa cidade que nem Corpo de bombeiros têm.

Neste domingo 03, mais um incêndio atingiu o comércio de Santa Cruz. A alguns meses como que num aviso a vítima foi a fábrica da Magda Moda Íntima, agora foi uma loja de confecções da Rua Siqueira Campos, no centro da cidade.

O incêndio tomou conta da loja, enquanto pessoas formavam uma verdadeira celeuma para observar de perto, outro colocavam suas vidas em risco, tentando trabalhar como bombeiros, já que a super desenvolvida Santa Cruz não o têm. Posso destacar a boa vontade daquelas pessoas tentando sanar o fogo, mas não vou destacar esse ponto. Quero e vou falar da forma que o faziam, totalmente sem conhecimento, sem ter, nem saber o que fazer, arriscaram suas próprias vidas que graças a Deus não foram sacrificadas em prol do serviço, que deveria ser do Corpo de Bombeiros santa-cruzense, eita me lembrei, não temos um.

Um policial da Rocam foi indagado por um alguém da multidão, "tire o pessoal daí, para que quando outro carro de água vier tenha onde ficar", olhei bem para o Rocam e escutei algo que já previa, mas não queria ouvir, "já falei mais o povo insiste em ficar". É no momento que precisam da moral deles, cadê?

Outra cena interessante foi quando uma moradora perguntou sobre o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz, disseram que tinham pedido, se não tinha vindo era culpa do governo estadual. É muito fácil, nosso governo é o Deus e o do Estado é o demônio, é fácil jogar a culpa nos outros, mas não se preocupem na rádio, e vocês sabem qual, darão milhares de desculpas, e a população vai aceitar, sempre é assim.

Será que posso rir? acho que sim, afinal poucos lêem meu Blog, acabei de chagar a 3000 acessos em alguns meses. dois pontos engraçados nesse incêndio. O primeiro foi o fato que muitos futuros candidatos a vereador "apagando" o fogo, isso seria uma atitude heróica, digna de uma medalha, agora isso se ainda existisse fogo, coisa que não havia mais, mas não esqueçam povo, eu tava lá!!! ajudei virão??? Me coloquem na câmara!!!
Outro ponto que merece destaque foi a chegada do Corpo de Bombeiros de Caruaru, eu acho, ei, eles chegaram mesmo??? Perdões pela dúvida é que nem fazia diferença, afinal tudo já havia pegado fogo.

8 comentários:

Paula Theotonio disse...

Estava ouvindo o podcast de Fernando e jurei que ao perguntar o porquê do nome do seu blog, você responderia que era porque se tratava de um jornalismo como se fosse de primeira viagem, um blog de estudante de jornalismo.

Juro que sempre achei que era essa a conotação do seu blog!

Abraços e boas férias.

Anônimo disse...

É uma pena a cidade de Santa Cruz não dispor de um Corpo de Bombeiros. Eu moro em Jaboatão dos Guararapes; minha mãe vai sempre fazer compras aí. Parabéns a Gilberto pelo Blog. Saiba, Gil, que muita gente lê seu canal jornalístico e que, por isso mesmo você desse uma revisada tanto nos textos que escreve quanto nos seus conhecimentos sobre a Língua.
Há uns deslizes na pontuação e em alguns verbetes das suas construções frasais. Não quero que você fique chateado com a minha colocação:
- “A alguns meses como que num aviso”. Você deveria ter usado o ‘há’ do verbo haver.
- “tentando trabalhar como bombeiros, já que a super desenvolvida Santa Cruz não o têm”. Você deveria ter usado ‘não os tem’, a não ser que se trate do Corpo.
- “eu tava lá!!! ajudei virão???”. Nesse período, talvez tenha faltado ponto, vírgula, adequação dos pontos de exclamação, mas faltou mesmo foi a utilização correta do tempo verbal. Você quis dizer ‘viram’.

Dê uma atençãozinha à gramática. Ela é indispensável aos jornalistas. Posso não postar muitos comentários, mas sou leitora assídua. Um abraço e parabéns pelos três mil acessos!!!

Anônimo disse...

Ilmo Gilberto, adoro seus textos, sempre com uma pitada de ironia, isso é bom, torna a leitura mais atraente.

Anônimo disse...

É interessante como temos a prática de colocarmos a culpa nos outros, é uma vergonha uma cidade do porte econômico de Santa Cruz não ter um corpo de bombeiros, mas a culpa a final é de quem, será que é minha? Sempre jogam a culpa nos outros e dessa vez não foi diferente, o Excelentíssmo jogou a culpa no Governo do Estado, agora é fácil, quando apoiva eles estava tudo bem, mas agora que é oposição passa a culpa para frente, quero ver no próximo ano em quem ele vai colocar a culpa dos problemas de Santa Cruz, será que vai falar que a culpa é de Deus?

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras dos dois últimos comentários anônimos. GOsto do texto do GIlberto. Mas, muleque, tá precisando caprichar mais...

Anônimo disse...

No que diz respeito as críticas quanto a falta do corpo de bombeiros em nossa cidade concordo com várias coisas que tu dissestes. Agora a respeito do teu comentário sobre o número de acessos a teu blog acho que deverias ter mais um pouco de cuidado com os auto elogios. Tá valeu um abraço, e párabéns pelo blog.

Anônimo disse...

cara parabens, pena que quando houver mais uma inauguração de via de acesso ou outra o povo esqueça, pois inauguração é sinônimo de festa

Anônimo disse...

Uma Cidade tão bonita e movimentada como Santa Cruz já era para ter uma equipe de corpo de bombeiros.Prá que serve então , aquela taxa que eles nos combram todo o ano ?
Será que é para nos ver falido , porque para o socorro vim de outra cidade ,é uma piada , não sei se acho graça , ou se choro.

Vá em frente Marinheiro, breve serás capitão.
beijos te amo e Jesus tbém.