30 abril, 2008

Termina hoje entrega da declaração

Esta quarta-feira (30) é o último dia que o contribuinte tem para entregar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. O prazo termina às 20h desta quarta (30). Para quem deixou para acertar as contas com o Leão para a última hora, é bom ficar atento para evitar que a pressa resulte em erros na hora de preencher os formulários da Receita.

Na hora de transmitir a declaração pela internet, pode ser preciso paciência. Nos últimos anos, o sistema da Receita apresentou lentidão no final do prazo de entrega, por conta do grande volume de declarações enviadas. A própria Receita considera normal que o sistema apresente lentidão, mas não espera que haja interrupção.

Para evitar a dor de cabeça, o ideal é transmitir o documento em horários de menor movimento, como início da manhã e final da noite. A madrugada não é uma boa opção: entre 1h e as 5h, o sistema de recepção da Receita pela internet fica em manutenção e, portanto, indisponível.

blog da folha de Pernambuco

Resultado parcial das enquetes

Na sua opinião Zé Elias será um bom vice para Toinho do Pará?


Sim
22 (57%)
Não
16 (42%)

Votos até o momento: 38
Dias restantes para votar: 1

Na sua opinião o prefeito José Augusto deve sair candidato a síndico do Moda Center?


Sim
14 (35%)
Não
26 (65%)

Votos até o momento: 40
Dias restantes para votar: 2

Vote, ainda dá tempo.

Confira as manchetes dos principais jornais

Folha de Pernambuco
Emoção em dobro

Jornal do Commercio
Em 15 dias, três ladrões mortos por vítimas

Diário de Pernambuco
Fim da idade mínima para aposentadoria

Folha de S.Paulo
Piores em medicina incluem 4 federais

O Estado de S.Paulo
Área de devastação dispara em 2 Estados

Jornal do Brasil
Rio tem 6 das 17 piores escolas de medicina do país

O Globo
Medo de inflação faz governo adiar o aumento da gasolina

Gazeta Mercantil
Sindicalistas buscam novas bandeiras para velhas lutas

Correio Braziliense
Só parte dos servidores tem aumento garantido

Estado de Minas
Inflação ameaça sair do controle

Zero Hora
ONU monta força-tarefa contra crise de alimentos

MPPE e TCE iniciam Operação Eleições hoje


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) dão início à Operação Eleições 2008 nesta quarta-feira (30), em Caruaru. Das 9h às 12h, promotores de justiça e inspetores do TCE de 22 cidades do Agreste vão se reunir para acertar os detalhes da atuação conjunta, cujo objetivo é evitar o uso da máquina e dinheiro públicos para fins eleitoreiros.


A reunião acontece no auditório da Promotoria de Justiça de Caruaru, com a participação do procurador-geral de justiça, Paulo Varejão, e do presidente do TCE, conselheiro Severino Otávio.


No total, nove reuniões semelhantes acontecem até o mês de junho em várias partes do estado. A idéia é colocar promotores e inspetores em contato direto para que as formas de atuação conjunta sejam definidas já levando em conta as situações específicas de cada região e município.


Algumas metas para a operação já foram traçadas e serão repassadas aos promotores e inspetores durante as reuniões. A operação eleições ocorreu pela primeira vez no ano 2000 e, desde então, a parceria entre MPPE e TCE vem sendo renovada a cada pleito. O trabalho conjunto permite que possíveis irregularidades na aplicação do dinheiro público seja identificado com mais rapidez, assim como as providências legais cabíveis contra quem as pratica.


Entre as irregularidades mais constatadas em anos anteriores estão obras pagas e não realizadas, aplicação indevida de recursos públicos, pagamento de despesas sem a documentação necessária (empenho, recibo e notas fiscais) e despesas não autorizadas por lei.

Da Redação da TV Asa Branca

Confira o resumo da reunião da Câmara do dia 29 de abril

Zé Minhoca (PSDB)

O vereador em seu discurso chamou a atenção do Ministério Público e do Juiz da criança e do adolescente pelo alto índice de jovens consumindo drogas, o vereador pede providências e chama a Câmara de Vereadores para a criação de uma campanha contra as drogas na cidade.

Rui Medeiros (PTB)

Rui falou sobre o cuidado com a ecologia na cidade, onde o vereador em parceria com a Câmara está arborizando alguns locais. Rui desafiou para uma conversa uma pessoa que destruiu algumas árvores próximo ao velório público. Rui encerra dizendo que essa pessoa ligue pra ele para que ele possa ter um encontro sem testemunhas. Rui atacou um vereador do Brejo que tem uma padaria em São Domingos, que estaria utilizando a tribuna da Câmara do Brejo para criticar o projeto de segurança feito em Santa Cruz e no Brejo. Ele é um “abilociu” aberração de idiota com imbecil. Para encerrar o vereador Rui pergunta a Zé Minhoca como anda o processo de cassação do vereador Rui, e diz que fofoca já é feio para mulher, mas para homem é pior ainda.

Francisco Ricardo (PSDC)

Francisquinho inicia fazendo um requerimento verbal sobre um imóvel na Cabo Otávio Aragão que está fechado e locado a tia do Dep. Toinho do Pará, e tem os emblemas R&R Galvão e Prefeitura Municipal. O vereador cobra que a vigilância sanitária do município seja mais atuante. O vereador cobra calçamentos feitos de forma correta e não da forma irresponsável que estão sendo feitos, onde estão havendo gastos em calçamentos que se deterioram com facilidade.

Galego de Mourinha (PTB)

Parabeniza o discurso de Zé Minhoca, e disse que alguma providência deve ser tomada uma vez que ele recebeu uma informação que a cidade tem 56 bocas de fumo. O vereador fala que o governo Zé Augusto tem obras como a Escola João Maia, um PSF modelo.

Zezin Buxin (PSDC)

Zezin abordou o álcool que também é uma droga, a diferença é que é legalizada. O vereador fala na importância do atendimento dos pacientes em hospitais, os médicos deveriam examinar melhor as pessoas, uma vez que eles lidam com vidas.

Dimas Dantas (PTB)

Dimas diz que desde que assumiu a presidência da Câmara está trabalhando por um bem estar melhor para os esportistas da cidade. Sobre o caso do imóvel alugado que Francisco Ricardo falou, e disse que iria cobrar esse contrato de locação. Dimas falou que percebeu problemas na periferia da cidade, pois a cidade cresceu demais sem infra-estrutura. Dimas diz que todos os buracos provocados por deficiência no calçamento serão concertados pela máquina de briquetes. Dimas encerra falando sobre uma palestra do Deputado Edson Vieira sobre políticas públicas e diz que não deve ser feito em discursos e sim em ações.

Fernando Aragão (PTB)

Fernando fala sobre alguns ex-alunos do Cenecistas que estavam pedindo ajuda para o tradicional São João. O vereador diz que o Cenecista acabou pela sua má administração. Fernando diz que nunca falou sobre a duplicação da PE – 160, o vereador diz que estão reestruturando a PE. A duplicação virá, mas o que existe agora é a reestruturação. Fernando disse que alguns alunos da Escola Dr. Adilson Bezerra o procuraram para que ele pedisse que houvessem rondas nas localidades. Fernando critica a forma que a Rocan está trabalhando e abordando, trabalhando só atrás de motos e abordando de forma mal educada. Fernando diz que a cidade está tendo muitos assaltos.

Ernesto Maia (PTB)

Ernesto falou da importância da cidade ter sido inclusa no turismo de negócios. Segundo pesquisas internas a aprovação do governo José Augusto está nas alturas, por isso Francisquinho critica tanto, para tentar enganar as pessoas. “Nosso governo calçou ruas, constriu quadras, psfs e vias de acesso”

29 abril, 2008

Você conheceo Hino de Santa Cruz do Capibaribe?

Letra de Temístocles de Andrade
Música de Pe. Hermínio de Queirós


Santa Cruz, terra tão linda
Debaixo dum céu de anil
A luz do sol que te ilumina
Dá relevo ao teu perfil.

Santa Cruz, agora és livre,
Vais cuidar do teu porvir.
Por lei já tens, tens o direito } bis
De crescer e progredir }

DEUS, ao tecer teu destino
Quis fazer-te singular:
Deu-te os encantos da aurora
E a majestade do mar!

Tu foste de Ibiapina
Do Padre Estima também
A obra prodigiosa
Que tanto fulgor contém!

Santa Cruz, este teu nome
Nos traz recordação
Da tragédia do Calcário
Para a nossa redenção

Teu povo é um povo que sabe
Mostrar-se sempre de pé
Na defesa sacrossanta
Da liberdade e da fé

Tua paisagem deslumbra
Com variado matiz,
Tu és do Capibaribe
Atalaia e esposa feliz

Tuas velhas gameleiras,
Que o tempo não destruiu
São dosséis que a Natureza
Contra o grande calor construiu

Depois de longos embates
Visando o egoísmo atroz
Teus ideais triunfaram
Numa arrancada de heróis

Lacen confirma sétima morte por dengue hemorrágica em Pernambuco

Sobe para sete o número de vítimas fatais por dengue hemorrágica em Pernambuco. De acordo com o coordenador da Vigilância de Saúde de Abreu e Lima, Clodoaldo Borba, o Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou, nesta terça-feira (29), a morte de Paulo José da Silva de Oliveira, 22 anos, morador de Abreu e Lima, no Grande Recife, tendo a doença como causa.
Paulo José Oliveira deu entrada, na última terça-feira (22) na Maternidade de Abreu e Lima, mas os médicos não identificaram a doença. No dia seguinte, ele voltou ao hospital e foi confirmado o caso de dengue. A morte aconteceu no final da manhã da quarta-feira (23).
O laudo do hospital mostrava que Paulo José de Oliveira havia morrido de hemorragia de múltiplos órgãos de causa não definida. Nesta manhã, o Lacen confirmou a dengue hemorrágica como causa da morte.

fonte pe360°

Santo de casa não faz milagre. Ou faz?

Há muito presentes nos ambientes corporativos, as assessorias de imprensa começam a ganhar força também dentro dos veículos de comunicação. Por se tratarem de organizações com uma gestão empresarial cada vez mais profissionalizada, esse tipo de empreendimento também passa a manter um relacionamento com a mídia, seja dentro ou fora do grupo ao qual pertencem.

Divulgação de ações institucionais ou sugestão de fontes são tarefas essenciais para o trabalho de assessoria de imprensa, que acaba tendo influência decisiva na imagem da empresa perante a sociedade. Nesse sentido, justamente por lidarem diretamente com a aceitação diária do público, os veículos de comunicação começam a perceber que também precisam investir nesse tipo de profissionalização do canal, de modo a instituírem em suas estruturas uma área específica. “Toda e qualquer empresa, ao utilizar-se de assessoria de imprensa, tem um objetivo principal: tornar-se fonte de informações confiável sobre sua área de atuação”, pondera a professora Izolda Cremonine, que ministra cursos sobre o assunto na Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje). Segundo ela, algumas organizações jornalísticas já se utilizavam dessa ferramenta para noticiar suas publicações ainda nos anos 90, com foco específico nas edições. “Atualmente, tanto a mídia impressa quanto a eletrônica utilizam-se deste tipo de divulgação visando principalmente aos anunciantes, e para isso direcionam suas ações a canais específicos.”.

Marianna Senderowicz, de Porto Alegre

Adeíldo no Santa Cruz

A diretoria do Santa Cruz ainda não confirmou, mas o lateral-esquerdo Adeíldo, que disputou o Campeonato Pernambucano pelo Ypiranga, está contratado.

Amanhã, os dirigentes terão uma conversa com o atleta, de 27 anos, apenas para fechar os pequenos detalhes do contrato.

Outro atleta que também pode ser anunciado é o lateral-direito Celso, do Central.

Vamos aguardar.

Fonte blog do Torcedor

Uma usina de votos

Em Pernambuco, o Bolsa-Família pode ser de fato uma grande arma dos aliados de Lula para ganhar a eleição. Segundo o último levantamento do programa no Estado, 40% das famílias nas classes C, D e E já estão contempladas, ou seja, quase metade da população pobre recebe ajuda mensal do governo. Haja dependência!

blog do Magno

Câmara discute liberdade de imprensa

Dois meses após o Supremo Tribunal Federal suspender a eficácia de boa parte da legislação de imprensa produzida pela ditadura militar (1964-1985), a Câmara dos Deputados debate hoje a liberdade da atividade jornalística no país.

A conferência - realizada pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) - vai discutir ameaças à liberdade de imprensa e a criação de lei de acesso a informações públicas e de uma nova legislação para o setor.

A abertura da 3ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa contará com a presença do vice-presidente da República, José Alencar, e dos presidentes do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), e da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). O evento acontecerá no auditório da TV Câmara, a partir das 9h30, e será aberto ao público (o auditório tem capacidade para 120 pessoas).

O dia de hoje marca um ano da morte de Octavio Frias de Oliveira, publisher da Folha. A conferência fará também menção à morte de Demócrito Rocha Dummar, presidente do grupo de "O Povo", do Ceará, ocorrida na sexta passada.

O primeiro painel tratará da "Conquista do direito à liberdade de imprensa" e terá como palestrantes Luís Frias, presidente do Grupo Folha; João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo; Júlio César Mesquita, do Conselho de Administração de "O Estado de S. Paulo"; e Roberto Civita, presidente da Editora Abril. Nelson Sirotsky, presidente da ANJ, será o mediador.

A segunda rodada de palestras terá como tema "A imprensa na história política do Brasil". Vão debater os senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Jefferson Peres (PDT-AM), o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto. O mediador será o presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Maurício Azêdo.

Fonte Folha on-line

Prazo do Imposto de Renda termina nesta quarta

O prazo termina às 20h desta quarta (30). Por isso, aos que não conseguirão reunir a tempo todos os documentos necessários, o consultor Ivo Viana, da IOB, recomenda não deixar de entregar a declaração de imposto de renda no prazo, ainda que incompleta.

Reajuste na conta de energia começa hoje

A partir desta terça-feira (29), a conta de luz está mais cara para os pernambucanos. O reajuste médio foi de 2,87% para as residências e pequenos comércios. Os consumidores de alta tensão, como indústrias e shoppings, terão reajuste médio de 4,27%.

O percentual foi anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na semana passada, depois de negociação com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que havia solicitado um reajuste de 15,08%.

Confira as manchetes dos principais jornais

Folha de Pernambuco
Ronaldo sai com travestis por engano

Jornal do Commercio
Justiça acaba taxa tapa-buraco

Diário de Pernambuco
Justiça derruba taxa tapa-buraco

Folha de S.Paulo
Lucro enviado ao exterior e investimento são recordes

O Estado de S.Paulo
Contas externas do Brasil têm déficit de US$ 10,7 bi

Jornal do Brasil
Tráfico infiltra-se no PAC

O Globo
Orçamento não permite dar a servidor o que Lula prometeu

Gazeta Mercantil
Bradesco lucra R$ 2,1 bilhões no trimestre

Correio Braziliense
DF flagra 4 bêbados por dia ao volante

Estado de Minas
PBH vai arrombar casas infestadas pela dengue

Zero Hora
Piratini barra convocação de secretário e extensão de CPI

28 abril, 2008

Confira o resultado parcial das enquetes

Na sua opinião o prefeito José Augusto deve sair candidato a síndico do Moda Center?


Sim
10 (41%)
Não
14 (58%)


Votos até o momento: 24
Dias restantes para votar: 4

Na sua opinião Zé Elias será um bom vice para Toinho do Pará?


Sim
16 (59%)
Não
11 (40%)

Votos até o momento: 27
Dias restantes para votar: 3

DER inicia operação de combate ao transporte irregular nesta segunda


O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) inicia nesta segunda (28) uma ação de combate ao transporte intermunicipal clandestino. Os veículos que saem do interior com destino ao Recife serão bloqueados e não poderão seguir viagem. Quem desrespeitar a ordem pagará multa e pode ter o carro apreendido.

A determinação foi conjunta, entre o DER, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Três bloqueios serão armados, sendo dois em São Lourenço da Mata (Tiúma e entrada do trevo do Parque Capibaribe) e um em Camaragibe (próximo ao terminal de integração), ambas cidades da Região Metropolitana do Recife. Com os bloqueios, o DER e a Secretaria de Transportes de Pernambuco pretendem fazer valer uma nova lei.

O órgão anunciou na última sexta (25) a proibição dos veículos clandestinos que levam passageiros do Recife para o interior e vice-versa de entrar na capital. A medida visa, segundo o DER, ordenar o trânsito no Recife e trazer mais conforto e segurança para os usuários.
A ação contará com apoio das Polícias Militar e Rodoviária Federal. Além dos três bloqueios haverá, ainda, pontos de advertência ao longo da BR-408 e da BR-232, na entrada do Totó, em Jaboatão dos Guararapes.

MUDANÇAS

A Secretaria de Transporte garante que, diferente da proibição de circulação dos kombeiros no Recife, o bloqueio ao transporte intermunicipal clandestino não acarretará desemprego. “Os motoristas poderão continuar fazendo o transporte, só não podem entrar no Recife”, disse a secretaria, a através de sua assessoria de comunicação.

Antes das multas haverá um mês de advertências verbais, como forma de educar tanto passageiros quanto motoristas. Depois, na primeira semana de validade da medida, os usuários que forem pegos em bloqueios poderão embarcar, de forma gratuita, em um ônibus de linha normal para chegar ao Recife.

“Nossa intenção é que as pessoas passem a usar o transporte regular, que é mais seguro, confortável, e não acarreta problemas para o tráfego”, explicou a Secretaria.

Da Redação da TV Asa Branca

26 abril, 2008

Resultado parcial das enquetes

Na sua opinião Zé Elias será um bom vice para Toinho do Pará?


Sim
10 (66%)
Não
5 (33%)


Votos até o momento: 15
Dias restantes para votar: 5

Na sua opinião o prefeito José Augusto deve sair candidato a síndico do Moda Center?


Sim
2 (33%)
Não
4 (66%)


Votos até o momento: 6
Dias restantes para votar: 6

FPF divulga classificação final do Campeonato Pernambucano

Após muita confusão, a Federação Pernambucana duvulga a classificação oficial do estadual 2008.

Clubes PG V E D GP GC SG
Sport 50 15 5 2 50 15 35
Náutico 43 13 4 5 48 19 29
Central 35 9 8 5 38 26 12
Salgueiro 30 9 3 10 23 36 -13
Ypiranga 30 8 6 8 36 44 -8
Serrano 25 7 4 11 20 42 -22
Santa Cruz 33 8 9 5 37 31 6
Petrolina 28 7 7 8 32 33 -1
Porto 26 6 8 8 28 25 3
Sete de Setembro 20 4 8 10 21 31 10
Vera Cruz 20 4 8 10 27 35 -8
Centro Limoeirense 19 5 4 13

23

46 -23
Legendas: PG - Pontos Ganhos; V- Vitórias; E- Empates; D- Derrotas; GP- Gols Pró; GC- Gols Contra; SG- Saldo de Gols

PSDB fala à impresa sobre o caso do prefeito Botafogo

Em nota enviada à Imprensa, o presidente estadual do PSDB, Evandro Avelar, sai em defesa do prefeito de Carpina, Manoel Botafogo. O documento explica que o tucano não teve a intenção de agredir ninguém e enfatiza que a Rádio 106 FM é comandada pelo pré-candidato a prefeito de Carpina, Giney Francisco (PR), que seria “um dos principais opositores ao atual prefeito”. “Diante do clima existente, de clara conotação político-eleitoral, o PSDB está requerendo proteção policial para o prefeito Manoel Botafogo, esperando que, com a presença de força policial, os ânimos sejam serenados”.

É colocado que Botafogo encarou “de forma tranqüila” as “agressões verbais” de ontem, mas “a gota d’água” teria sido as investidas a um soldado da Guarda Municipal. “O carro (de Botafogo) foi atingido por pedras atiradas pelos manifestantes, ele foi chamado de negro safado e ouviu ataques à sua família. Foi informado que, naquele mesmo momento, um guarda municipal tinha sido agredido pelos manifestantes, o prefeito, temendo pelo pior, em ato de legítima defesa, saiu do veículo levando em uma das mãos um instrumento de trabalho agrícola - um facão de cortar cana - que estava no seu carro e que é utilizado em serviços gerais da Prefeitura”, ressalta a nota.

Por conta da divulgação irregular de propagandas contendo números e nomes de pré-candidatos, a promotora Rosângela Furtado expediu uma recomendação às rádios Alternativa, FM 106, Nova Carpina FM e Divulgadora do Povo, solicitando que se abstenham de realizar a veiculação de material com cunho eleitoral.

Fonte Folha de Pernambuco

25 abril, 2008

Vote nas enquetes do blog Jornalismo de Primeira

Na sua opinião o prefeito José Augusto deve sair candidato a síndico do Moda Center?

Na sua opinião Zé Elias será um bom vice para Toinho do Pará?

Opine... sua opinião é muito importante.

Terceiro caso fatal de dengue hemorrágica é confirmado em Jaboatão


Mais uma morte por dengue hemorrágica foi confirmada no Grande Recife esta semana. A terceira vítima fatal do ano no estado vem de Jaboatão, onde morreram as duas primeiras pessoas – um menino de 8 anos e um rapaz de 30 anos, ambos no começo do mês.

No último dia 5, uma mulher de 41 anos, moradora de Candeias, foi vítima da doença, com diagnóstico confirmado por laudo do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen).

Dois outros casos, um garoto de 8 anos também morador de Jaboatão, e um rapaz de 22 anos, que vivia em Abreu e Lima, estão sendo investigados, por haver suspeita de que a dengue hemorrágica seja a causa da morte de ambos.

PRIMEIRAS MORTES
A primeira vítima fatal de dengue hemorrágica, reconhecida oficialmente pela Secretaria Estadual de Saúde, foi Vanderson Gomes Pereira, 8 anos, que morreu no dia 7 de abril, em Jaboatão. Seis dias depois, faleceu o cobrador de van Longlin Araújo, 30 anos, também morador de Jaboatão.


Da Redação da TV Asa Branca

Prefeito de Carpina acusado de agredir radialista

O radialista Denis Araújo, da Rádio 106-FM de Carpina, denúnciou de que teria sido ameaçado de morte pelo prefeito daquele município, Manoel Botafogo. Insatisfeito com a cobertura do programa do radialista sobre o movimento dos sem-teto em Carpina, Botafogo teria partido em direção ao radialista com um facão na mão. Denis evitou a agressão saindo em disparada numa moto.

Partidos têm 5 dias para prestar contas à Justiça

Termina na próxima quarta-feira (30) o prazo para que os partidos políticos entreguem à Justiça Eleitoral as prestações de contas relativas a 2007. O aviso partiu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta (25). Ao todo, 27 partidos têm registro no TSE, mas nenhum deles encaminhou a documentação até agora.

A determinação é prevista na Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos). Os diretórios nacionais encaminham suas contas ao TSE, os diretórios estaduais prestam contas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os diretórios municipais, aos juízes eleitorais.

Segundo o TSE, a mesma lei determina que a falta de prestação de contas e ainda a desaprovação total ou parcial das contas poderá implicar na suspensão das cotas do Fundo Partidário no ano seguinte.

Fonte G1

PE registra seis mortes por dengue

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, na tarde de hoje, um balanço com as informações dos óbitos por dengue no Estado.

Segundo o órgão, a dengue este ano foi o motivo da morte de seis pessoas no Estado. Dessas vítimas, três eram moradoras da cidade de Jaboatão dos Guararapes e as outras três de Camaragibe, Olinda e Santa Maria do Cambucá.

Os três casos que ocorreram no município de Jaboatão dos Guararapes foram: do menino Vanderson Gomes Pereira, oito anos; Longlin Correia de Araújo, 34 anos; e uma mulher de 41 anos, que morava no bairro de Candeias. Todas estas mortes ocorreram este mês.

Em Olinda, a vítima foi o encanador, Roberto Cabral Bandeira, 32 anos, que residia na Vila Popular e faleceu no dia 2 de março. “Havia uma dúvida na causa da morte, pois a vítima apresentava sintomas de dengue e leptospirose, mas o óbito por dengue hemorrágica foi confirmado através de um exame realizado com as vísceras do rapaz”, informou a Coordenadora de Epidemiologia de Olinda, Adriana Luna.

Fonte Agência Nordeste

Zé Augusto candidato a síndico do Moda Center?

O atual síndico do Moda Center Santa Cruz, Ernesto Maia que além de vereador pelo (PTB) também é sobrinho do prefeito Zé Auguto (PTB) declarou que o prefeito seria a melhor pessoa a assumir o cargo.

Alguns dizem que isso seria porque o prefeito não consegue ficar sem um cargo, outros que ele seria a pessoa mais indicada a assumir o cargo.

Afinal será que Zé Augusto sairá candidato a síndico do Moda Center?

Opine na nova enquete do blog Jornalismo de Primeira.

Vote na nova enquete do blog Jornalismo de Primeira

Na sua opinião Zé Elias será um bom vice para Toinho do Pará?

Opine, seja um agente social do desenvolvimento da cidade.

Top 5

Os cinco blogs e sites que mais acessei essa semana:

1° Blog da Folha de Pernambuco (http://www.blogdafolha.com.br/)
2° Blog do Magno (http://www.blogdomagno.com.br/)
3° PE 360° (http://pe360graus.globo.com/)
4° Blog do Torcedor (http://jc.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/)
5° Blog do Jamildo (http://jc.uol.com.br/blogs/blogdejamildo/)

Resumo da reunião da Câmara 24 de abril

Zilda Moraes (DEM)

Zilda começa sua fala cobrando que a Secretária de Educação Socorro Maia que informe a folha de pagamento do FUNDEB 2007, das verbas da merenda de 2007 e dos meses de 2008. Zilda pede que a mesa tome as providências, uma vez que já se passou do prazo para que ela mande essas respostas. A vereadora disse ter visitado as agências bancárias da cidade e percebeu a demora no atendimento aos clientes. A vereadora denuncia que as carnes abatidas no matadouro público, estão chegando em Poço Fundo são de péssima qualidade pela demora.

Francisquinho pede a parte e diz que a vigilância sanitária do município não trabalha, só faz o que o prefeito manda.

Sobre o caso da água de Poço Fundo, a vereadora diz que Toinho pediu a água para Jataúba, já Edson pediu apenas o estudo técnico que mostraria a viabilidade do projeto. Para encerrar, a vereadora cobrou a placa da inauguração do posto de saúde da vila de Poço Fundo, pois quando reinauguraram a obra jogaram a placa fora.

Galego de Mourinha (PTB)

Galego diz que a obrigação dos políticos de Santa Cruz é brigar pela cidade, pelo aumento dos mananciais uma vez que as águas da cidade não são suficientes. Galego disse que ao conversar com o diretor do DER, ele percebia que a estrada do Pará foi uma obra mal feita, mas que providências estão sendo tomadas. O vereador pede a convocação de donos de loteamentos que estão construindo sem organização. O vereador cobra explicações dos Correios que não estão atendendo todas as localidades da cidade.

Dimas Dantas (PTB)

Dimas inicia parabenizando todos os esportistas da cidade, e diz que dentro de 15 dias será inaugurada a iluminação do Estádio Municipal, e complementa dizendo que a quadra do Cruz Alta terá suas melhorias concluídas. Dimas diz que a fábrica de briquetes está trabalhando mais do que nunca. E que na reforma do posto de saúde de Poço Fundo, praticamente construiu um novo posto. Dimas toca no ponto do caso da água e diz entender os deputados estaduais e diz que eles defendem o estado e não apenas uma cidade. Santa Cruz está numa luta para trazer melhorias para a cidade. Dimas diz que se Toinho não avisou a ninguém do requerimento deve explicar o porque, e conclui dizendo temer o fato de que se Edson Vieira for prefeito, contribuir para a retirada da água para Jataúba.

Fernando Aragão (PDT)

Inicia sua fala dizendo que para Santa Cruz valeu a pena ter eleito Eduardo Campos como governador, uma vez que ele está trabalhando muito para o desenvolvimento do estado. O vereador diz que esse é um governo que faz, diferente do anterior que entregou a estrada do Pará mal feita que já está sendo reestruturada. O governo Mendonçinha era só de teoria porque de prática não tinha nada.

Zé Minhoca (PSDB)

Zé Minhoca diz que é um descaso muito grande, não só no município como0 nas vilas também. O vereador pede para que se olhe com mais carinho para o homem do campo. Zé Minhoca pede que providências sejam tomadas na caixa d’água da vila do Pará, que está cheia de rachaduras e qualquer hora pode cair. Zé Minhoca denuncia o depósito de veículos da cidade hoje é um criadouro de baratas e mosquitos da dengue.

Ernesto Maia (PTB)

Ernesto diz que enquanto a situação traz obras, a oposição se preocupa com placas da época de Augustinho que ninguém se lembra quem foi. Ernesto, a respeito da água de Poço Fundo diz que Toinho pedia para a água ir também pra Jataúba, enquanto Edson pediu para que a água vá com exclusividade pra Jataúba, e completa “aí está a diferença”. Ernesto ataca a rádio Vale dizendo que ela não dá espaço para ninguém da situação, perdendo toda sua credibilidade.

Francisco Ricardo (PSDC)

Francisco diz que a água só vai para Jataúba pelo requerimento de 2003 de Toinho, pedindo para mandar a água para lá, diferente de Edson que pediu um estudo técnico. Francisquinho disse que o poder público não presta a atenção da saúde no município, mas que esse ano farão o maior São João de todos os tempos, para assim angariar votos. Não adianta ter PSFs sem médicos, Francisquinho diz que isso não engana mais ninguém. Francisquinho encerra dizendo que Toinho do Pará já escolheu seu vereador doando para ele um carro, Deomedes Brito.

Rui Medeiros (PTB)

Rui falou das parcerias da Câmara com a Prefeitura. O vereador mais uma vez tocou no ponto dos transportes alternativos e disse que os toyotas seriam as melhores opções de transporte coletivo para a cidade. Rui ataca Zilda dizendo que ela só critica e nada faz, logo ela que foi cassada. E encerra em tom de ironia não entender como ela não foi chamada para ser a vice de Edson Vieira.

Zezin Buxin (PSDC)

Ele diz que é fácil os vereadores da situação dizerem que ningém da oposição faz nada. Ele diz que existem muitos requerimentos que não são atendidos.

Agnaldo Xavier (PTB)

Agnaldo fala de seu projeto de lei que regulamenta o dia do pequeno e médio empresário. O vereador ressaltou o empreendedorismo do povo santa-cruzense, e disse que o Moda Center tem uma grande parcela de contribuição nesse desenvolvimento.

Confira as manchetes dos principais jornais

Folha de Pernambuco
Arrastões e pânico na Zona Sul

Jornal do Commercio
Arrastão na porta de escolas na Zona Sul

Diário de Pernambuco
Arrastões em série assustam Zona Sul

Folha de S.Paulo
PF prende 10 acusados de desviar verbas do BNDES

O Estado de S.Paulo
Mercado de etanol se fortalece com dois supernegócios

Jornal do Brasil
Ondas gigantes no Rio

O Globo
Conselheiro do BNDES é preso por fraude

Gazeta Mercantil
Cosan surpreende e compra ativos da Esso por US$ 1 bi

Correio Braziliense
Comércio macabro

Estado de Minas
PT veta aliança para a PBH

Zero Hora
Detran rompe convênio para exames de motorista

24 abril, 2008

Duda Mendonça estréia blog sobre propaganda e marketing político

O publicitário Duda Mendonça lança nesta quinta-feira (24), o "Blog do Duda" (www.blogdoduda.com.br) com o objetivo de compartilhar a experiência de mais de 25 anos de propaganda e marketing político e comentar as tendências mundiais do segmento.

A página não será um simples diário online: poderá virar fonte de consulta para políticos e assessores de campanhas. Além disso, publicitário também deve falar de situações que marcaram sua carreira profissional.

"Estou naquele momento da vida em que o sujeito pode fazer o que gosta", explica Duda Mendonça. "E o blog, além de ser interativo e permitir acesso a outras ferramentas da web, que é um universo que me agrada, me dá liberdade para contar fatos bacanas, falar do meu trabalho e dividir meus pensamentos com outras pessoas", comenta.

Vídeos e fotos serão referências importantes para ilustrar os comentários no blog, e, para isso, assunto não vai faltar: à sua extensa lista de premiações na propaganda comercial, com Leões de Cannes, Clios de Nova York e outros prêmios nacionais, soma-se o reconhecimento profissional na transformação da propaganda e do marketing político. Duda Mendonça já criou mais de 45 campanhas políticas, que elegeram desde vereadores até presidente.

A imagem resume tudo...

A charge do vice

Quase 300 mil não entregaram a declaração do IR


Se você recebeu mais de R$ 15.764,28 em 2007 e ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda 2008, precisa se apressar: o prazo para acertar as contas com o Leão termina na próxima quarta-feira (30). De acordo com a Receita Federal, em Pernambuco, a expectativa é receber 660 mil declarações. Até o momento, 305 mil foram entregues. “A nossa indicação é que as pessoas tentem adiantar a entrega em pelo menos dois dias porque nós sabemos que, nos últimos dias, normalmente há um congestionamento na página da internet, o que pode dificultar o acesso”, explica Lina Maria Vieira, superintendente regional da Receita Federal da 4º Região Fiscal.

A penalidade para quem não entregar o documento no prazo correto é financeira. A multa mínima é de R$ 165,74 ou de, no máximo, 20% do imposto de devido. A prorrogação do prazo não é cogitada. “Essa data nunca é alterada, apesar do alto número de declarações que ainda não foram entregues. É porque temos a cultura de deixar tudo para a última hora”, complementa a superintendente. Neste caso, entretanto, os últimos não serão os primeiros. A partir do mês de maio, as restituições do Imposto de Renda começam a ser liberadas. A prioridade é de nos maiores de 65 anos e, logo em seguida, começam a receber os contribuintes que entregaram primeiro.

Com o prazo apertado, é preciso tomar cuidado extras para não cometer erros e cair na malha fina. Todos os documentos de despesas dedutíveis, por exemplo, devem estar em mãos, como despesas médicas – recibos com o nome do médio e CPF ou nome da clínica e CNPJ, no caso de pessoa jurídica. As despesas com instrução também devem ser comprovadas através de recibos.

“O próprio sistema da declaração é muito prático e já identifica erros, como um CPF errado”, explica Lina Maria Vieira. Mesmo assim, a orientação é que o contribuinte tenha muita atenção no lançamento das informações. Caso o contribuinte tenha dúvidas, a Receita Federal disponibilizou o número 146, que funciona com atendimento pessoal de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. A ligação é gratuita se for realizada de um telefone fixo.

Na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) também há um espaço para que o cidadão possa tirar dúvidas. É só acessar o link Onde Encontro e, em seguida, Perguntas e Respostas.

Reginaldo Souza no Paraíba


O técnico Reginaldo Souza deixou o Ypiranga para dirigir o Paraíba Esporte Clube, que está na decisão da segunda divisão do campeonato paraibano.

Para reforçar a equipe, Reginaldo levou para o Paraíba alguns jogadores do Ypiranga, como Ione e o experiente atacante Edmundo.

Mas Reginaldo não abandou o time de Santa Cruz do Capibaribe. Após a decisão, o treinador voltará para o time do agreste pernambucano para a disputa da Série C do Brasileiro.

Sábado começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Neste sábado começa a Campanha de Vacinação contra a gripe, portanto, procure um ponto de vacinação mais próximo.


PTB fará convenção no próximo sábado

A comissão provisória do PTB em Santa Cruz do Capibaribe realizará a convenção municipal da sigla no próximo sábado.
O evento ocorrerá no teatro municipal a partir das 16 horas e contará com a maioria dos filiados do partido, além dos políticos detentores de cargos públicos filiados ao PTB.

O encontro terá como tema as eleições 2008, onde serão tratados os caminhos do PTB na sucessão municipal da capital da sulanca.

A convenção será comandada por Toinho do Pará, pré-candidato do partido a prefeito e presidente da comissão provisória.

fonte Diario da Sulanca

TV-Assembléia será obrigada a fazer nova licitação

A Assembléia Legislativa será obrigada a fazer uma nova licitação para produção e veiculação do programa TV-Assembléia. A decisão foi tomada, há pouco, pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Com isso, a TV Nova, de Pedro Paulo, que apontou as irregularidades no contrato com UFPE, saiu vitoriosa. Continuam suspensos, portanto, os repasses de verbas e a transmissão do programa.

Santa Cruz é ouro na etapa regional do Para-Olímpico


A capital da sulanca foi representada de forma brilhante na etapa regional do Campeonato Brasileiro Para-Olímpico de Atletismo.
Entre os participantes que representaram a capital da sulanca o destaque ficou por conta do jovem Jeanderson Douglas da Silva Tenório, 17 anos, que estuda a 8ª série da escola Dinâmica.
Jeanderson foi medalha de ouro nos 400 metros, prata nos 100 metros e bronze nos 200 metros na categoria atletismo.

O evento ocorreu em Natal-Rn entre os dias 10 e 13 de abril e contou com a participação de 1200 atletas paraolímpicos.
Jeanderson representou a equipe APODEC de Caruaru e junto com outros 14 atletas trouxe 30 medalhas para Pernambuco.

O próximo desafio do jovem campeão, que é portado de paralisia infantil e perdeu a coordenação motora do corpo, será a etapa nacional em Minas Gerais em junho.
“A maior dificuldade será conseguir patrocínio para a viagem, hoje não temos nenhum apoio na cidade. A prefeitura de Caruaru quase não apóia a APODEC e a prefeitura daqui de Santa Cruz não nos apóia de jeito nenhum. Temos que arrumar patrocínio para participar desta etapa nacional, mas é muito difícil” desabafou Jeanderson.

O jovem, que treina uma hora por dia descalço em campos de futebol com a ajuda do pai, ficou emocionado ao falar da satisfação que tem em representar Santa Cruz do Capibaribe.
“Mesmo sem apoio eu tenho o maior orgulho de representar minha cidade. Faço questão de dizer que nasci aqui nesta cidade” falou orgulhoso.

Na próxima sexta-feira Jeanderson e toda a equipe pernambucana da APODEC receberão uma homenagem da prefeitura de Caruaru pela participação na competição.

fonte Diário da Sulanca

Central derrota o Ypiranga aqui em Santa Cruz

No Limeirão, o Ypiranga saiu na frente. Aos 24 minutos, Adeildo lançou para Edmundo que de cabeça fez um a zero. Aos 44, o atacante recebeu na entrada da área e mandou no canto esquerdo do goleiro Davi. Dois a zero. Edmundo, 37 anos, assumiu a vice-artilharia do campeonato junto com Wellington do Náutico, que também tem doze gols.
O Ypiranga nem teve tempo de comemorar. Dois minutos depois, Xavier cobrou a falta e no rebote do goleiro Augusto, Fábio Silva diminuiu,dois a um.
No segundo tempo, o Central mudou a história do jogo e mostrou porque merecia o título de melhor equipe do interior. João Neto cobrou o escanteio e Doda empatou a partida. Dois a dois.
Em seguida, Cláudio aproveitou a bobeira da zaga do Ypiranga e virou o placar, três a dois Central. A pressão alvinegra continuou. FábioSsilva chutou mas o zagueiro Rogério tirou a bola em cima da linha. Quem aproveitou foi Cláudio pra fazer o segundo dele na partida e o quarto do central. 4 X 2.
Edmundo por pouco não fez o terceiro dele. Num lance o árbitro Carlos Costa marcou impedimento. E no fim do jogo, Cláudio ainda carimbou a trave.
Com a vitória, o central assumiu a terceira colocação geral no Campeonato Pernambucano.

fonte Blog do Melqui

Resultado da enquete

Quem é mais preparado para governar Santa Cruz?


Edson Vieira (PSDC)
23 (51%)
Toinho do Pará (PTB)
15 (33%)
Os dois
0 (0%)
Nenhum dos dois
7 (15%)

Votos até o momento: 45

23 abril, 2008

História

Foto tirada em 10/04/2005.

Esta é uma foto histórica da primeira edição do Jornal Correio Universitário, onde conheci e me apaixonei pelo jornalismo.

O Correio Universitário da "Casa de Solidariedade", do "Parque Florestal", da "Praça dos Estudantes", da BibliotecaPública", enfim o Correio que tanto cobrou e hoje encontra-se parado. Se os estudantes de comunicação soubessem da importancia do Correio no futuro deles, o jornal nunca ficaria parado.

Resultado parcial da enquete

Quem é mais preparado para governar Santa Cruz?


Edson Vieira (PSDC)
17 (44%)
Toinho do Pará (PTB)
14 (36%)
Os dois
0 (0%)
Nenhum dos dois
7 (18%)


Votos até o momento: 38
Dias restantes para votar: 2

Confira as manchetes dos principais jornais

Folha de Pernambuco
Energia mais cara

Jornal do Commercio
Luz sobe 2,87%

Diário de Pernambuco
Lua vai subir 3,34%

Folha de S.Paulo
Terremoto assusta São Paulo

O Estado de S.Paulo
Terremoto de 5,2 graus assusta São Paulo

Jornal do Brasil
Epidemia de dengue já é a pior da história

O Globo
Amorim diz que país tem de ser ’generoso’ com Paraguai

Gazeta Mercantil
Indústria se une por farinha mais barata

Correio Braziliense
Aumento de 30% ameaça tornar arroz indigesto

Estado de Minas
Justiça liberta prefeito das malas de dinheiro

Zero Hora

Tremor de 5,2 graus é sentido no Sul e Sudeste

22 abril, 2008

SinjoPE realiza Congresso Estadual de Jornalista

Com as participações do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo Andrade, da economista Tânia Bacelar, professores de jornalismo da Unicap e UFPE e profissionais dos Sistemas de Comunicação TV Globo, Diários Associados, Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco e de Assessorias de Imprensa, o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE) promoverá, de 24 a 26 de abril, o 5º Congresso Estadual dos Jornalistas. Depois de 18 anos, o SinjoPE volta promover um evento para discutir os problemas e soluções para a categoria no Estado e no País. O congresso será oficialmente aberto na noite de entrega do 14º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, marcado para o dia 24 deste mês, às 20h,na Torre Malakoff, no Bairro do Recife.

As inscrições para o 5º Congresso já estão abertas no SinjoPE. Não perca a oportunidade de participar de um encontro que vai discutir a nossa realidade de mercado de trabalho e formação acadêmica. Para tanto, o SinjoPE decidiu realizar promoções para os jornalistas adimplentes e estudantes pré-sindicalizados. Veja abaixo: Até o dia 20 de abril, profissionais filiados ao sindicato e em dia
, além de estudantes de jornalismo pré-sindicalizados não pagam inscrição. Depois do dia 20, a taxa de inscrição será de R$ 20,00 para sindicalizados em dia; R$ 40,00 para sindicalizados inadimplentes e R$ 80,00 para não sindicalizados e o público em geral. Também depois do dia 20, os estudantes pré-sindicalizados pagam R$ 10,00 e estudantes de jornalismo não pré-sindicalizados ou de outros cursos pagam R$ 20,00. Informações pelo telefone 3221 4699.

Cline na imagem e confira a programação do evento:



Pernambuco registra redução de casos de dengue


Em alerta para evitar o ressurgimento de um epidemia de dengue, Pernambuco apresentou redução no número de notificações da doença, de acordo com o mais recente balanço apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo o documento, que confronta os registros deste ano com os de 2007, o estado teve, desde janeiro, 8.346 casos suspeitos de dengue clássica, sendo 543 confirmados, 102 suspeitas de dengue hemorrágica, duas confirmações e um óbito, ocorrido no município de Jaboatão dos Guararapes. Em 2007, no mesmo período, foram 11.957 suspeitas de dengue clássica, com 5.922 confirmações laboratoriais, 68 notificações de dengue hemorrágica, sendo 44 confirmadas, e nenhum óbito.

A comparação dos dados aponta para uma diminuição de 30% nos números de suspeita da doença em relação ao ano passado. A tendência se mostrou a mesma nas confirmações de dengue clássica e hemorrágica. Os dados que detalham as suspeitas de dengue hemorrágica, porém, sofreram um crescimento de 44% nas notificações. Também houve crescimento no número de mortes, já que em 2007 não houve nenhum óbito relacionado à dengue.

Para o secretário de Saúde do estado, Jorge Gomes, as estatísticas demonstram o sucesso das estratégias de controle da doença adotados pelas autoridades sanitárias. “Com relação às suspeitas de dengue hemorrágica, avaliamos que nosso sistema de detecção está muito mais sensível, já que transformamos hospitais públicos e privados em sentinelas e treinamos profissionais para o diagnóstico”, defende. Ele defende a permanência desse estado de vigilância tem que permanecer para que as ações continuem a surtir efeito.

O levantamento mostra a concentração de casos de dengue na Região Metropolitana do Recife, onde foram notificadas 3.051 suspeitas de dengue clássica – equivalentes a 35,5% dos registros de todo o estado. Os municípios com mais notificações são o Recife (1054), Jaboatão (357) e Olinda (355). A Região de Caruaru, formada por 32 municípios do Agreste, também apresenta números significativos, com 1.117 notificações.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Energia aumenta a partir de terça-feira. Aneel autorizou

Do pernambuco.com

Os consumidores de energia elétrica de Pernambuco devem se deparar com uma surpresa nem um pouco agradável nas suas contas referentes a períodos a partir da próxima terça-feira (29/04). Por conta de uma autorização emitida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as tarifas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) sofrerão um reajuste médio de 3,34%. O aumento vai afetar 2,684 milhões de unidades consumidoras em 185 municípios de Pernambuco e na cidade de Pedra do Fogo, na Paraíba.

A apuração do reajuste foi feita com base na variação de 9,1% do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) no período entre abril de 2007 e março de 2008. O índice acumulado corresponde a mais de duas vezes o percentual considerado no cálculo tarifário de 2007.

Como o aumento varia de acordo com a classe e o escalonamento de consumo, os percentuais a serem aplicados nas tarifas variam de 2,78% (para baixa tensão, aplicada a consumidores residenciais) a 4,43% (para alta tensão, aplicada a indústrias que consomem 2,3 a 25 kV por mês). Nesta categoria, há ainda duas faixas de reajuste – de 2,19% e de 3,77%, calculadas a partir do consumo da indústria em questão.

Receita e TSE editam norma de contas de campanha

Da Agência Brasil

A Receita Federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) editaram norma de inscrição de candidatos a cargos eletivos no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A Instrução Normativa Conjunta 838, assinada pelo secretário da Receita, Jorge Rachid, e pelo diretor-geral da Secretaria-Geral do TSE, Athayde Fontoura Filho, prevê a inscrição no CNPJ destinada à abertura de contas bancárias para arrecadação de fundos de campanha e para controle de documentos relativos a captação, movimentação de fundos e gastos de campanha eleitoral.

A instrução normativa também prevê que a Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE enviará a relação dos candidatos e dos comitês financeiros à Receita Federal do Brasil a cada eleição.

O número do CNPJ dos candidatos e dos comitês será divulgado nas páginas da Receita e do TSE na Internet, até o dia 31 de dezembro do ano em que foram feitas as inscrições. A instrução normativa entrou em vigor hoje.

FHC defende nome de Serra para 2010


Da Folha de S.Paulo

Em São Paulo, há menos de um mês, o governador Aécio Neves (MG), ouviu o ex-presidente Fernando Henrique manifestar uma preferência na disputa interna do PSDB pela candidatura ao Planalto em 2010: o governador José Serra (SP) deveria ser o candidato.
Isso desencadeou nova onda de aproximação de Aécio com o PMDB, que oferece ao tucano a sigla para concorrer em 2010.

Ciro admite ser candidato em 2010


Da Folha de S.Paulo

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) disse nesta terça-feira, durante a sabatina da Folha, que poderá concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. Segundo o deputado, ainda é cedo para discutir o assunto pois o presidente Lula "mal interou um ano e três meses do seu mandato". Porém, admitiu que será uma honra "servir ao pais".

Eleitor só tem 15 dias para tirar o título

O cidadão que quer votar nas eleições municipais de outubro tem 15 dias (a contar desta quarta, 23 de abril) para tirar o título de eleitor. O prazo dado para a Justiça Eleitoral para retirar o documento ou pedir a transferência de domicílio eleitoral vai até 7 de maio.

Os moradores das cidades do interior devem procurar o cartório eleitoral do seu município.

Para tirar o título de eleitor são necessários os seguintes documentos: documento original de identificação (identidade, certidão de nascimento, habilitação, etc), comprovante de domicílio eleitoral (conta de luz, água, telefone, etc) e comprovante de alistamento militar (para homens maiores de 18 anos).

O título eleitoral é documento obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para maiores de 16 anos, analfabetos e maiores de 70 anos.

PRF divulga balanço da Operação Tiradentes

A Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco divulgou nesta terça-feira (22) os números da Operação Tiradentes no Estado. De acordo com a assessoria, foram 71 acidentes, contra 43 no ano passado.

O número de mortes ficou o mesmo: cinco pessoas. Já o número de feridos passou de 31, em 2007, para 42 este ano.

Durante a Operação Tiradentes, a Polícia Rodoviária Federal prendeu nove pessoas no Estado de Pernambuco. Dessas nove pessoas presas, três foram presas por crimes de trânsito e outras cinco pessoas foram presas por possuírem mandados de prisão em aberto.

Também durante os dias da Operação, dois veículos que estavam com registro de roubo/furto foram recuperados.

Assessoria PRF

Organização divulga programação da Conferência Nacional de Juventude

Domingo (27/03)
Manhã
Chegada dos delegados
Tarde
14:00 – Abertura da Etapa Nacional: atividade Cultural Inicial e Solenidade de Abertura
16:00 – Abertura dos Trabalhos
16:30 – Painel de abertura: “O impacto do tema Juventude nas Políticas Públicas e na conjuntura”
Noite
20:00 – Atividades culturais
22:00 - Encerramento do credenciamento de delegados e convidados
Segunda-feira (28/4)
Manhã
8:00 – Café da Manhã
9:00 – Grupos de Trabalho
10:00 as 14:00 - Credenciamento de suplentes
Tarde
14:30 – Grupos de Trabalho Temáticos
17:45 – Entrega do relatório com as propostas aprovadas no grupo.
18:00 – Oficinas autogestionárias e trocas de experiência
Noite
20:00 – Atividade cultural
Terça-feira (29/04)
Manhã
8:00 – Café da Manhã
9:00 – Plenária Final – Relato das propostas aprovados nos grupos
11:00 – Momento Interativo de priorização das propostas
Tarde
14:30 –Plenária Final: Apresentação e aprovação das propostas definidas pelo momento interativo.
Noite
20:00 – Atividade cultural
Quarta-feira (30/04)
Manhã
8:00 – Café da Manhã
9:00 – Plenária Final
Tarde
14:00 – Encerramento

Imagem de um feira livre

Thundercats: Suposto líder do grupo de extermínio é preso

Já está preso no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, Aloísio Sandro Batista de Lima, o "Sandro Rico", 29 anos, apontado pela polícia como um dos líderes do grupo de extermínio conhecido como Thundercats. Ele foi preso no começo da noite de ontem quando chegava numa casa onde estaria morando, em Paulista, acompanhado de Wilson Vieira de Melo, 33. Ambos tinham mandado de prisão preventiva por envolvimento nas ações da quadrilha, suspeita de vários assassinatos na Capital e no Interior de Pernambuco, além do desmanche de veículos roubados e roubo de cargas.

Aloísio Sandro Batista e Wilson Vieira não esboçaram reação quando foram capturados. Segundo informações do serviço reservado da Polícia Militar de Pernambuco, a prisão foi o resultado de um mês de investigações. Os dois estavam desarmados.

A captura de Aloísio Sandro Batista ocorreu praticamente oito meses depois da primeira prisão, em agosto do ano passado, quando a polícia começou a desarticular a quadrilha. Mas, na época, ele acabou sendo liberado mediante habeas corpus. Na ocasião foram presos vários suspeitos de integrarem o grupo, inclusive um assessor parlamentar, José Marciolino da Silva, 33, e o sargento da Aeronáutica José Albiergios dos Santos, 46.

Em março, foi decretada a prisão preventiva que aguardava cumprimento até ontem, quando se concretizou graças ao trabalho conjunto da Polícia. Pesa ainda sobre Alóísio Sandro Batista a suspeita de que era o principal financiador das ações do grupo de exterminínio Thundercat - que também estaria envolvido em receptação de cargas roubadas e lavagem de dinheiro. A desarticulação do grupo pela Polícia começou com a apreensão de um carregamento de material de informática avaliado em R$ 300 mil.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Resultado parcial da enquete

Quem é mais preparado para governar Santa Cruz?


Edson Vieira (PSDC)
14 (41%)
Toinho do Pará (PTB)
13 (38%)
Os dois
0 (0%)
Nenhum dos dois
7 (20%)


Votos até o momento: 34
Dias restantes para votar: 3

Participe, vote, opine.

Participe do Giro Urbano

Seja você também um blogueiro de plantão participando da série Giro Urbano, Uma Santa Cruz que ninguém mostra, mas que precisa ser vista.

Envie fotos de localidades da cidade que precisam de cuidados estruturais. Nosso e-mail gilbertojornalismo@yahoo.com.br ou ligue (81) 9105-4442. Contamos com o seu contato.

Confira as Leis Municipais - Exercício 2008

LEI

EMENTA
1.693/2008 Altera o Art. 2º da Lei Municipal nº 1.644/2007 - Mototaxistas.
1.694/2008 Autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção a ASSOCIAÇÃO CASA DE APOIO AO DEPENDENTE QUÍMICO SÃO JORGE.
1.695/2008 Autoriza o Poder Executivo a abrir Concurso Público - Guarda Municipal.
1.696/2008 Dispõe sobre ISSQN, IPTU, TLF e demais taxas - Parcelamento de Impostos.
1.697/2008 Autoriza o pagamento de gratificação natalina aos Agentes de Combate às Endemias - ACE.
1.698/2008 Criação de cargos de Agentes Comunitários de Saúde - ACS e Agentes de Combate às Endemias - ACE.
1.699/2008 Cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social do município de Santa Cruz do Capibaribe e dá outras providências.
1.700/2008 Altera a Lei Municipal nº 1.351/2001 - Conselho Tutelar.
1.701/2008 Denomina nome de Rua JAIME JOSÉ DA COSTA em nosso município e dá outras providências.
1.702/2008 Denomina nome de Rua JOSÉ BEZERRA DA SILVA (BEBÉ BOIADEIRO) em nosso município e dá outras providências.
1.703/2008 Denomina nome de Rua JOSÉ IZIDORIO FILHO (JOEL) em nosso município e dá outras providências.
1.704/2008 Denomina nome de Rua SEVERINO ERASMO DA SILVA em nosso município e dá outras providências.
1.705/2008 Denomina nome de Rua SEBASTIÃO GONÇALVES DE MELO (SR. AREIAS) em nosso município e dá outras providências.
1.706/2008 Denomina nome de Rua PEDRO AURIMENDES GOMES DE MOURA (PEDIN ZÉ DUQUINHA) em nosso município e dá outras providências.
1.707/2008 Modifica a Lei nº 923/90 - Estatuto dos Funcionários Públicos e dá outras providências.
1.708/2008 Altera a Lei nº 1.328/2001 - suprime o endereço da Escola Ivone Gonçalves e dá outras providências.
1.709/2008 Estabelece novo valor para o vencimento dos servidores da Administração Direta e dá outras providências.
1.710/2008 Introduz altarações na Lei nº 1.698/2008 - ACE e ACS - e dá outras providências.
1.711/2008 Denomina Largo MARIA DE LOURDES ARRUDA ARAGÃOem nosso município e dá outras providências.
1.712/2008 Denomina nome de Av. ALICE PONTES COLEHO em nosso município e dá outras providências.
1.713/2008 Denomina nome de Praça ROSÁLIA DE CARVALHO LEITE em nosso município e dá outras providências.
1.714/2008 Denomina nome de Rua JOSÉ ANTÔNIO JOAQUIM em nosso município e dá outras providências.
1.715/2008 Denomina nome de Rua VENCESLAU FERREIRA DE LIMA em nosso município e dá outras providências.
1.716/2008 Denomina nome de Rua JOSÉ EDIVAL MORAES em nosso município e dá outras providências.
1.717/2008 Denomina nome de Rua JOSÉ BRAZ VIEIRA (ZUZA DE QUILÁ) em nosso município e dá outras providências.
1.718/2008 Denomina nome de Rua VALDIR TEOTÔNIO DA SILVA em nosso município e dá outras providências.
1.719/2008 Denomina nome de Rua PROF. MARIA ERASTA DE MORAES OLIVEIRA em nosso município e dá outras providências.

Clique na lei e confira em detalhes.